Editorial - Ano 2017 - Volume 7 - Número 2

Acreditamos, nos empenhamos e valeu a pena: nossa revista está indexada!

Our efforts have paid off: our journal is now indexed!
Creemos, nos empeñamos y valió la pena: ¡nuestra revista está indexada!


Cientes de que um periódico científico desempenha um papel essencial na pesquisa científica e, portanto, no avanço do conhecimento e, levando em consideração o perfil da produção de periódicos no Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria, então, disponibilizou online, em 2011, o primeiro exemplar da revista Residência Pediátrica (RP).

A RP é um periódico pioneiro dirigido aos médicos residentes em Pediatria não só do nosso país como do mundo todo. Tem como objetivo primário a atualização, principalmente, dos jovens profissionais e oferecer a eles a oportunidade de publicar seus trabalhos científicos, complementando e aprimorando, assim, o treinamento na área acadêmica.

Graças a um Corpo Editorial atuante, dinâmico e incansável foi possível que, ao longo dos anos, novas ações pudessem ser implantadas e implementadas a fim de garantir uma publicação científica de qualidade inquestionável. O interesse pelo conteúdo de nossa página na internet (www.residenciapediatrica.com.br) é expresso pelo elevado número de acessos e de downloads registrados diariamente.

Entre as inovações introduzidas mais recentemente está a indexação da RP às bases de dados Latindex e Google Scholar.

Mas sabemos, realmente, o que isso significa? O que é indexação de um periódico? Que benefícios isso traz?

Um periódico científico torna-se indexado quando é incluído em uma das bases de dados existentes (por exemplo: Latindex e Google Scholar). Para tanto, é necessário cumprir algumas exigências como a garantia da periodicidade da publicação, aplicação de critérios bem definidos para elaboração dos artigos, além contar com um corpo editorial e com revisores especializados na avaliação dos estudos.

Publicar um trabalho científico em um periódico indexado garante aos autores maior alcance e visibilidade de seu artigo, uma vez que o mesmo poderá ser acessado de forma rápida e a qualquer tempo e em qualquer parte do mundo.

O lançamento ininterrupto de novos números, o sistema de revisão por pares, a publicação em português, inglês e espanhol foram passos fundamentais para chegarmos até aqui. Mas nada seria possível sem o interesse e a qualidade do trabalho dos autores, leitores e da equipe da RP.

Renovamos nosso convite não só aos residentes de Pediatria, mas também a todos os profissionais médicos para que divulguem suas experiências na RP. Agora também indexada!

Mais novidades estão por vir, aguardem.










Editoras Adjuntas