Editorial - Ano 2018 - Volume 8 - Número 1

“Crescimento constante” - esse é o lema da revista Residência Pediátrica

“Continuous growth” - the motto of the journal Residência Pediátrica
“Crescimento constante” - esse é o lema da revista Residência Pediátrica


Cientes de que a visibilidade de uma revista é parte fundamental para a comunicação científica, temos trabalhado intensamente para que a Residência Pediátrica (RP) se consolide como um periódico atualizado, de credibilidade, e capaz de possibilitar não só o avanço do conhecimento, mas, ao mesmo tempo, dar crédito e transparência aos autores, pesquisadores, às instituições e aos avaliadores que colaboram com a Residência Pediátrica. Isso só se torna possível por oferecemos aos nossos associados conteúdos temáticos de qualidade, e principalmente por conseguirmos indexações em fontes de prestígio nacional e internacional. Na realidade, “conteúdos temáticos de qualidade” e “indexações” são duas características que estão associadas, uma vez que só será aceito para indexação o periódico que tenha qualidade reconhecida pela comunidade científica. É por isso mesmo que estamos muito contentes pelo reconhecimento da Residência Pediátrica como um periódico eletrônico que assume um compromisso de divulgação científica de alto nível em alinhamento com as tendências e exigências do nosso século. Hoje, a Residência Pediátrica encontra-se inserida entre os 38.000 títulos com texto completo que estão disponibilizados no portal periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Este portal conta um vasto número de bibliotecas em todo o mundo, o que contribuirá ainda mais no processo de internacionalização da Residência Pediátrica, ampliando o número de buscas, visualizações e de downloads. Como o crescimento da Residência Pediátrica é constante e nada indica uma desaceleração, uma nova iniciativa foi tomada: a criação de um perfil da revista no Linkedin. O objetivo é o de ampliar ainda mais a visibilidade dos profissionais que colaboram na revista, permitindo, também, capilarizar o conteúdo científico e buscar por meio dessa mídia social maior interatividade com nossos seguidores.

Convido os nossos leitores para que acessem regularmente nossa página, pois a partir de agora passaremos a adotar a Publicação Contínua. Isto significa que, com a aplicação do fluxo contínuo, à medida que os artigos forem aceitos e diagramados, serão inseridos na edição que ainda não estiver completa. Dessa forma, será possível disponibilizar os artigos de modo acelerado, aumentando o tempo de exposição do conteúdo, o que, em última análise, resultará em maior visibilidade da revista, dos trabalhos publicados e das citações.

Idealizamos a revista Residência Pediátrica com o propósito de torná-la um espaço científico de comunicação, atualização, colaboração, inovação e integração. Pelas conquistas obtidas, acreditamos estar no caminho certo.










Editora

Data de Submissão: 03/01/2018
Data de Aprovação: 03/01/2018