ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr

Artigos do Autor

2 resultado(s) para: Francisca Dias Freitas

Uma história inconsistente de excreção de cálculos num adolescente: um caso clínico de Transtornos Autoinduzidos

An inconsistent history of stone passaging in an adolescent: a facticious disease case report

Uma história inconsistente de excreção de cálculos num adolescente: um caso clínico de Transtornos Autoinduzidos

Susana Correia Oliveira; Francisca Dias Freitas; António Maurício Fonseca; Ricardo Ramires; Cláudia Tavares

Resid Pediatr. 2023;13(4):1-3 - Relato de Caso - DOI: 10.25060/residpediatr-2023.v13n4-886

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INTRODUÇÃO: A urolitíase é rara em idade pediátrica. Altos níveis de suspeição devem estar presentes quando as manifestações clínicas são exageradas. CASO CLÍNICO: Um adolescente não circuncizado de 11 anos foi referenciado para uma consulta de nefrologia pediátrica por episódios recorrentes de disúria com emissão de cálculos de cor preta. Negada dor lombar ou abdominal e hematúria macroscópica. Ao exame físico, o sinal de Giordano era negativo bilateralmente. Do estudo complementar efectuado destaca-se o estudo analítico, sedimento urinário e ecografia reno-vesical sem alterações. Foi efectuada uma colheita de urina de 24 horas que não apresentou alterações de relevo. A análise do cálculo foi inconclusiva. Não foi identificada causa metabólica ou infecciosa para o cálculo. O cálculo foi enviado para análise num laboratório exterior, com detecção de elastómero do plástico. Com o reconhecimento de que os cálculos eram auto-induzidos, o adolescente foi encaminhado para consulta de Pedopsiquiatria. Desde então não foram reportados novos episódios ou sinais ou sintomas de nefrolitíase. DISCUSSÃO: Embora as perturbações factícias causadas por terceiro sejam cada vez mais reconhecidas, existe um muito menor reconhecimento quando são as crianças ou adolescentes a falsificar sintomas.

Um caso de hipotiroidismo auto-imune como origem de atraso decrescimento e de desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância

A case of autoimmune hypothyroidism causing growth andneurodevelopment delay in early childhood

Um caso de hipotiroidismo auto-imune como origem de atraso decrescimento e de desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância

Cecilia Gomes Pereira; Francisca Dias Freitas; Sara Nogueira Machado; Vânia Oliveira; Filipe Costa; Carla Meireles

Resid Pediatr. 2024;14(2):1-5 - Relato de Caso - DOI: 10.25060/residpediatr-2024.v14n2-934

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Pré-escolar de quatro anos e seis meses, previamente saudável, apresentou-se à consulta de rotina na unidade básica de saúde. Devido a sinais de alarme na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, suspeitou-se de transtorno do espectro do autismo e a criança foi encaminhada para avaliação com psiquiatria infantil. Sete meses depois, é novamente avaliado e, para além do agravamento do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e do atraso no desempenho escolar, é detectado um atraso no crescimento, bem como um aumento de peso exponencial. Por suspeita de síndrome de Prader Willi, o paciente foi encaminhado para a consulta de Pediatria. Foram solicitados exames laboratoriais que evidenciaram TSH elevado (>750 mUI/L) associado a uma T4 livre diminuída (0,24 ng/dL). Uma radiografia da mão e punho revelou uma idade óssea mineral de cerca de dois anos e oito meses. O estudo auto-imune revelou anticorpos anti-tireoperoxidase e anticorpos anti-tiroglobulina positivos e foi estabelecido o diagnóstico de hipotiroidismo auto-imune. Foi iniciada levotiroxina com melhoria clínica e regresso ao crescimento linear. No entanto, o atraso cognitivo manteve-se. A tiroidite auto-imune é a causa mais comum de hipotiroidismo adquirido na idade pediátrica, embora seja rara abaixo dos três anos. Esta condição, se não tratada atempadamente, pode causar a perda de altura em idade adulta e atrasar o desenvolvimento neuropsicomotor. O caso apresentado ilustra a importância de incluir a função tiroideia no estudo de crianças com atraso de crescimento e ganho de peso inexplicável. As mudanças de comportamento e desempenho escolar devem também alertar para este diagnós