ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

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INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO NO SISTEMA GNPAPERS
 

Os artigos aprovados pelo Corpo Editorial, serão publicados em acesso aberto. Não haverá cobrança aos autores para a submissão e/ou processamento e/ou publicação dos artigos. Todos os artigos serão publicados sob a licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

Os artigos poderão ser enviados em português e inglês. A submissão on-line deverá ser feita através do endereço do sistema GNPapers/RP na internet: https://www.gnpapers.com.br/rp no qual constam as orientações necessárias. Quando entrar neste link, o sistema irá pedir seu nome de usuário e senha, caso já esteja cadastrado. Caso contrário, clique no botão "Criar novo usuário" e faça seu cadastro. Ou ainda, caso tenha esquecido sua senha, será possível recuperá-la em "Recuperar Senha".

Lembramos ainda que nos estudos, que envolvam seres humanos ou animais, deverão ser informado o número de protocolo de aprovação do estudo pela Comissão de Ética. O conteúdo completo do artigo original deve obedecer aos "Requisitos Uniformes para Originais Submetidos a Revistas Biomédicas", publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (https://www.icmje.org/recommendations/translations/portugese2014.pdf).

Ao submeter o artigo à avaliação da revista RP, os autores deverão concordar com o formulário disponível no site de GNPapers/RP, no qual todos os autores reconhecem que, a partir do momento da aceitação do artigo para publicação, a revista RP passa a ser detentora dos direitos autorais do manuscrito.
 
PROCESSO DE REVISÃO
 
Cada artigo submetido para apreciação é encaminhado ao Editor-chefe, que faz uma revisão inicial quanto aos padrões de exigência da revista Residência Pediátrica (RP) e a bibliotecária, que confere ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos originais. A seguir, o artigo será submetido a um software anti-plágio. Posteriormente, o Editor-chefe remete o artigo a dois revisores especialistas na área pertinente, selecionados de um cadastro de revisores. Todo material científico passa por processo de revisão duplo-cego (double-blind). Os revisores são sempre de instituições diferentes da instituição de origem do artigo e são cegos quanto à identidade dos autores e local de origem do trabalho.

Após receber ambos os pareceres, o Editor-chefe os avalia e decide pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Conforme a necessidade, um determinado artigo pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos visando oferecer a oportunidade pedagógica no processo de elaboração de um artigo científico. Uma vez que o artigo tenha sido aprovado, será submetido a uma revisão ortográfica e gramatical.
 
PROCESSO DE SUBMISSÃO
 
Deverão ser submetidos artigos nos quais o primeiro autor seja, preferencialmente, um médico residente, sob supervisão do preceptor. Serão considerados preceptores os médicos que participam das atividades pedagógicas ou do treinamento em serviço e que preferencialmente integrem o serviço ao qual o residente esteja vinculado.

Os alunos de graduação também poderão ser autores desde que tenham como coautor um profissional de saúde graduado. Outros profissionais de saúde que lidem com crianças e adolescentes também poderão enviar os seus artigos.

O processo de submissão é composto por sete passos que o autor (já cadastrado) deverá seguir:

1º: Informar seção do artigo;
2º: Informar título e descritores;
3º: Cadastrar todos os autores e informar a filiação institucional de cada um deles;
4º: Informar resumo;
5º: Incluir manuscrito;
6º: Enviar imagens, figuras e/ou tabelas;
7º: Pré-visualização e Termo de Submissão (Copyright).


1º passo: Classificação dos artigos.
 
Escolher entre as opções: Artigo Original, Artigo de Revisão, Cartas ao Editor, Caso Clínico Interativo, Editorial, Ética Médica, Fique Alerta!, Ponto de Vista, Relato de Caso, Resenha e Tópicos Obrigatórios em Pediatria (TOP).
 
Artigo Original: Artigo com resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental, conceitual e de revisões críticas da literatura. Este tipo de artigo deve ser de apresentação abrangente e trazer contribuição cientifica relevante. Artigo com no máximo 3.000 (três mil) palavras, excluindo tabelas e referências. O número de referências não deve exceder de 30 (trinta). O número total de tabelas e figuras não deve ultrapassar de quatro. Deverão constar os seguintes tópicos: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.

Artigo de Revisão: avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a temas de interesse clínico como, metodologias, revisões sistemáticas e não-sistemáticas e metanálises, com ênfase em fatores como causas e prevenção de doenças, seu diagnóstico, tratamento e prognóstico. Devem se limitar a 6.000 (seis mil) palavras, excluindo referências e tabelas. Não obedece a um esquema rígido de seções.

Cartas ao Editor: correspondência dirigida à revista Residência Pediátrica tratando de assuntos referentes a material publicado em números anteriores, com um máximo de 1.000 (mil) palavras e 6 (seis) referências.

Caso Clínico Interativo: descrição de um caso clínico, fictício ou não, com, no mínimo, três perguntas que visem estimular o raciocínio dos leitores e com no máximo 300 (trezentas) palavras. Deve ser seguido de um módulo interativo de perguntas e respostas contendo não mais do que cinco opções de escolha. É imprescindível que, no manuscrito, venha sinalizado qual a resposta correta de cada pergunta. Na preparação do caso clínico, sugere-se que o módulo se inicie pela hipótese diagnóstica, seguida de exame(s) complementar(es) necessário(s) para a confirmação do diagnóstico inicial e finalmente do respectivo tratamento. Questões relativas à prevenção ou ao prognóstico podem ser incluídas quando possível. As respostas serão exclusivamente online.

Editorial: a convite dos editores abordando algum tópico específico da revista.

Ética Médica: orientações éticas relativas às situações cotidianas vivenciadas pelos residentes.

Fique Alerta!: destina-se a fornecer alertas aos leitores quanto a condutas, procedimentos e práticas tomando por base publicações e documentos públicos que poderão ser consultados por meio de links.

Ponto de Vista: tópicos selecionados que expressem controvérsias, experiências pessoais ou reflexões sobre temas pediátricos atuais.

Relato de caso: serão considerados nessa categoria relatos de casos de pacientes ou situações singulares ou doenças raras. O texto deve seguir o formato: introdução breve que situa o leitor quanto à importância e os objetivos do artigo; relato resumido do caso; e comentários que discutam aspectos relevantes e comparem o relato com outros descritos na literatura. Artigo breve, com um limite de 1.500 (mil e quinhentas) palavras, excluindo referências e tabelas. O número máximo de referências é de 15 (quinze). Não incluir mais de duas figuras ou tabelas. O resumo, com no máximo 250 palavras, não precisa ser estruturado. Enfatiza-se a necessidade de constar o número de aprovação (CAAE) do Comitê de Ética e Pesquisa da instituição dos autores.

Resenha: resumo crítico de artigos científicos e de protocolos nacionais e internacionais, com no máximo 500 (quinhentas) palavras e, obrigatoriamente, citando a referida fonte.

TOP: compreende Tópicos Obrigatórios em Pediatria, que apresentem temário relevante para o residente, com no máximo 500 (quinhentas) palavras e, obrigatoriamente, citando a referida fonte.

2º Passo: Informar título e descritores.
 
Informe o título do trabalho (não utilizando caixa alta - capslock), em português e inglês. E, também, 3 (três) a 6 (seis) descritores, correspondentes, em português e em inglês (keywords). Ao digitar o descritor, no local informado, e apertar "enter" no teclado, automaticamente o sistema irá verificar se o descritor existe, se não existir, aparecerá a mensagem "descritor inválido" e será necessário colocar outro. Os descritores estão de acordo com o DECs - Descritores de Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br).

3º Passo: Cadastrar todos os autores e informar a filiação institucional de cada um deles.
 
Cadastre, obrigatoriamente, cada autor, informando nome completo, cargo e titulação. O autor que submeter o artigo no sistema será o autor principal, não podendo ser alterado. A ordem dos coautores pode ser alterada facilmente usando as "setas" exibidas na tela. É obrigatório que um dos autores seja o autor de correspondência.

IMPORTANTE: O sistema não aceitará trabalhos duplicados em nome do mesmo autor principal. Caso o mesmo trabalho seja submetido por autores diferentes, a RP se reserva o direito de excluir tais trabalhos do sistema.

4º Passo: Informar Resumo.
 
O Resumo e o Abstract conterão, no máximo, 250 palavras cada um deles, pois o que passar disto será cortado pelo sistema, e um aviso será exibido ao autor. Evite o uso de abreviaturas. Citações não podem ser realizadas no resumo. Todas as informações constantes neste texto deverão estar também no artigo.

O autor deverá sinalizar se há conflitos de interesse, se possui suporte financeiro e se é um ensaio clínico.

5º Passo: Incluir manuscrito.
 
Insira o artigo em formato Microsoft Word, clicando no local indicado na tela para selecionar o arquivo no computador e enviar ou arrastando o documento do computador até a parte indicada no navegador. Após o envio do documento, é possível ter uma pré-visualização do mesmo em formato HTML, PDF ou DOC.

Diretrizes para elaboração do manuscrito.
 
Autores - Nunca coloque no documento word os nomes dos autores, ou qualquer outra informação que possa identificar onde o trabalho foi realizado (Instituição, Hospital etc.). Tal exigência se deve ao fato de o processo de revisão transcorrer em regime de duplo-cego. A não observância deste detalhe fará com que seu trabalho seja devolvido como FORA DE PADRÃO, para que seja corrigido pelo autor.

Abreviações - Escreva por extenso em seu primeiro aparecimento no texto. Evite notas de rodapé.

Tabelas e/ou Gráficos - Caso o artigo possua tabelas e/ou gráficos, estes devem estar no corpo do texto, em formato editável, e devem ser identificados com números arábicos e intitulados concisamente. Abreviações usadas na tabela devem ser definidas em notas de rodapé da tabela. Use fontes minúsculas sobrescritas para listar notas de rodapé. A maioria dos programas de apresentação (Excel, PowerPoint, Freelance) produz dados que não podem ser armazenados. Portanto, caso tenha alguma planilha transforme-a em tabela no Word.

Agradecimentos - Devem ser breves e objetivos e vir após o texto. Integrantes da lista de agradecimento necessitam dar autorização por escrito para a divulgação de seus nomes.

Referências Bibliográficas - As referências bibliográficas devem ser formatadas de acordo com a norma Vancouver. No site da U.S. National Library Of Medicine, os autores podem consultar uma lista de exemplos extraídos ou baseados em Citing Medicine, para uso geral facilitado (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).
As referências devem ser numeradas e ordenadas segundo a ordem sequencial de aparecimento no texto, no qual devem ser identificadas pelos algarismos arábicos respectivos e sobrescritos (ex.:¹²³). Abaixo, são apresentados alguns exemplos de referências bibliográficas de acordo com a norma Vancouver:
 
Artigos em periódicos físicos: Autor(es). Título. Título do periódico abreviado. Data de publicação;volume(número):paginação.
Ex.: Trindade IS; Pescador MVB. Adolescente com Síndrome de Edwards: relato de um caso raro. Resid Pediatr. 2021;11(3):1-4.

Artigos online: Autor(es). Título. Título do periódico abreviado[Internet]. Data de publicação[citado em data de acesso ao documento];volume(número):paginação. Disponível em: endereço na web do documento(URL).
Ex.: Rosa VM; Kuzma GSP; Hornung LAM; Bandeira M. Miosite Aguda Benigna da infância: resultados de um estudo prospectivo realizado em um pronto-atendimento pediátrico. Resid Pediatr[Internet]. 2020[citado em 2023 dez 07];10(3):1-5. Disponível em: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2020.v10n3-90

Livro Todo: Autor(es) do livro. Título do livro. Edição. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.
Ex.: Sant’Anna CC; Santos MC; Galvão MA; Ferreira S; Bruno BBS; Martes L. Residência Pediátrica: 10 anos de história. 1ª ed. Rio de Janeiro: DOC; 2021.

Capítulo de livro: Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. "In": nome(s) do(s) autor(es) ou editor(es). Título do livro. Edição. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. página inicial-final do capítulo.
Ex.: Silva LR. 10 anos levando conhecimento, atualização e segurança para uma Pediatria de excelência. In: Sant’Anna CC; Santos MC; Galvão MA; Ferreira S; Bruno BBS; Martes L. Residência Pediátrica: 10 anos de história. 1ª ed. Rio de Janeiro: DOC; 2021. 4.

Trabalhos acadêmicos: Autor. Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Editora; Ano de defesa do trabalho.
Ex.: Sant'anna CC. Método sorológico (ELISA) para o diagnóstico da tuberculose pulmonar a infância [tese]. Rio de Janeiro: UFRJ; 1994.
 
Homepage/Website: Autor(es). Título da página [Internet]. Lugar de publicação: editor; data de publicação do site [data da revisão/atualização da página; citado em data da citação]. Disponível em: endereço eletrônico da página (URL).
Ex.: Sociedade Brasileira de Pediatria. Revista Residência Pediátrica aumenta número de leitores e supera metas e desafios [Internet]. Rio de Janeiro: SBP; 2016 [citado em 2023 dez 07]. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/revista-residencia-pediatrica-aumenta-numero-de-leitores-e-supera-metas-e-desafios/

Documentos de Instituições Governamentais: Nome da Instituição Governamental, hierarquização dentro da instituição. Título. Cidade de publicação: editora, ano de publicação[citado em data da citação]. Disponível em: endereço eletrônico da página (URL).
Ex.: Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis. Estratégia de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. Brasília: Ministério da Saúde, 2023[citado em 2023 dez 07]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/publicacoes/estrategia-de-multivacinacao-para-atualizacao-da-caderneta-de-vacinacao-da-crianca-e-do-adolescente/@@download/file

IMPORTANTE: Para toda referência online, é, obrigatório, informar a data de sua citação e o link.

6º Passo: Enviar imagens e figuras (opcional).
 
As imagens/figuras deverão, obrigatoriamente, ter DPI igual ou superior a 300, ter largura superior a 1000px, estar em formato JPG, GIF ou TIF e o tamanho máximo ser de 8MB (https://clideo.com/pt/dpi-converter). Logo após serão exibidas miniaturas das imagens, e ao lado de cada uma há um botão azul escrito "legenda", que deverá ser clicado para preencher o título e a legenda de cada imagem submetida. Devem ser definidos todos os símbolos, título, setas, e abreviações usadas nas figuras e nas legendas.

A figura/imagem precisa ser citada no texto junto a sua numeração.Os originais das imagens, fotos, exames etc., precisam ser guardados pelo autor, pois podem ser necessários na fase de editoração e diagramação. Deve ser lembrado que é necessário cuidado para não identificar o paciente por fotos ou quaisquer características, tais como: iniciais, filiação etc. Tarjas escuras deverão ser empregadas para evitar a exposição do paciente nas fotos.

É obrigatório nos enviar o documento de autorização de imagem para fotos de terceiros (confira o documento em: https://drive.google.com/file/d/1ets8SnvTIAGDuG6RDU9bRs_q8GNSUglR/view?usp=sharing)
 
7º Passo: Pré-visualização e Termo de Submissão (Copyright).
 
Este é o último passo para completar a submissão do artigo. Nesta tela o autor terá a opção de visualizar seu trabalho no sistema e pode salvar uma versão em PDF de seu trabalho recém-submetido. Em seguida, é necessário a leitura do "Termo de submissão (Copyright)" e caso concorde, clicar em "Concordo e aceito os termos de submissão". O autor deverá clicar em "OK" quando aparecer a aba referente a finalização da submissão, para que haja a confirmação do trabalho enviado.

É possível consultar o termo, previamente, no link: https://drive.google.com/file/d/1C2CxyGmS4wMsXlc8ziFduh4QwKTbFStK/view?usp=sharing

No final da submissão, o sistema oferece a opção de salvar uma cópia de seu manuscrito em formato PDF para seu controle.


PROCEDIMENTOS APÓS A SUBMISSÃO (NOTIFICAÇÕES VIA E-MAIL).
 
Ao terminar a submissão de seu trabalho, será gerado um e-mail informando se a submissão foi efetuada corretamente, e quando seu trabalho for recebido e conferido se está dentro dos padrões também será gerado outro e-mail. Caso o artigo esteja "Fora de padrão", o autor será avisado por e-mail e poderá corrigi-lo entrando no GNPapers/RP em https://www.gnpapers.com.br/rp/

O autor que submeteu o trabalho poderá acompanhar a tramitação de seu trabalho a qualquer momento pelo GNPapers/RP, através do código de fluxo gerado automaticamente pelo sistema, ou ainda pelo título de seu trabalho.

Como o sistema gera e-mails automaticamente conforme seu artigo estiver tramitando, é imprescindível, que o autor DESABILITE seus filtros de SPAM em seus respectivos provedores, ou que configurem suas contas de e-mail para ACEITAR qualquer mensagem do domínio @gnpapers.com.br. Para informações sobre como configurar seu filtro de spam entre em contato com seu provedor de acesso.  

Última atualização: 30 de novembro de 2023.