INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Download PDF

Instruções para submissão no SGP (Sistema de Gestão de Publicações)

Os artigos aprovados pelo Corpo Editorial, serão publicados em acesso aberto. Não haverá cobrança aos autores em nenhuma etapa da submissão dos manuscritos. Todos os artigos serão publicados sob a licença: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC-BY).

PROCESSO DE REVISÃO

Todo material científico passa por processo de revisão por especialistas (peer review). Cada artigo submetido para apreciação é encaminhado ao Editor Científico, que fazem uma revisão inicial quanto aos padrões de exigência da revista Residência Pediátrica (RP) e ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos originais (http://residenciapediatrica.com.br/instrucoes-aos-autores). A seguir, remete o artigo a dois revisores especialistas na área pertinente, selecionados de um cadastro de revisores. Os revisores são sempre de instituições diferentes da instituição de origem do artigo e são cegos quanto à identidade dos autores e local de origem do trabalho. Após receber ambos os pareceres, o Editor Científico os avalia e decide pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Conforme a necessidade, um determinado artigo pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos visando oferecer a oportunidade pedagógica no processo de elaboração de um artigo científico.

Os artigos poderão ser enviados em português, inglês ou espanhol. A submissão on-line deverá ser feita através do endereço do SGP/RP na internet: www.residenciapediatrica.com.br/sgp no qual constam as orientações necessárias. As regras para formatação do artigo encontram-se descritas no link http://www.sgponline.com.br/rp/sgp/naveg/criterios.asp. Lembramos ainda que nos estudos que envolvam seres humanos ou animais deverá ser informado o número de protocolo de aprovação do estudo pela Comissão de Ética da instituição onde o mesmo foi realizado. O conteúdo completo do artigo original deve obedecer aos “Requisitos Uniformes para Originais Submetidos a Revistas Biomédicas”, publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (disponível em http://www.icmje.org/). Ao submeter o artigo à avaliação da revista RP, os autores deverão assinar o formulário disponível no site de SGP/RP, no qual os autores reconhecem que, a partir do momento da aceitação do artigo para publicação, a revista RP passa a ser detentora dos direitos autorais do manuscrito.

A revista RP solicita que os autores submetam os manuscritos exclusivamente por via eletrônica, utilizando o WordPerfect ou Microsoft Word. A formatação do texto não é necessária, pois será feita automaticamente pelo Sistema SGP, e posteriormente caso seja aprovado, receberá a formatação padrão da RP durante a diagramação para impressão.

O processo de submissão é composto por sete passos que o autor (já cadastrado) deverá seguir:

1º: Informar classificação

2º: Enviar imagens, figuras e/ou tabelas

3º: Cadastrar todos os autores e informar a filiação institucional de cada um deles

4º: Informar título e descritores

5º: Informar resumo

6º: Incluir manuscrito

7º: Concluir submissão

1º passo: Classificação dos artigos

Deverão ser submetidos artigos nos quais o primeiro autor seja, preferencialmente, um médico residente, sob supervisão do preceptor. Serão considerados preceptores os médicos que participam das atividades pedagógicas ou do treinamento em serviço e que preferencialmente integrem o serviço ao qual o residente esteja vinculado. Além desses, outros residentes, médicos e alunos de graduação também poderão participar como coautores.

Escolher entre as opções:

Artigo Original: artigo com no máximo 3.000 palavras, excluindo tabelas e referências. Deverão constar os seguintes tópicos: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. O número de referências não deve exceder de 30. O número total de tabelas e figuras não deve ultrapassar de quatro.

Relatos de casos: artigos breves, com um limite de 1.500 palavras, excluindo referências e tabelas. Serão considerados nessa categoria relatos de casos de pacientes ou situações singulares ou doenças raras. O texto deve seguir o formato: introdução breve que situa o leitor quanto à importância e os objetivos do artigo; relato resumido do caso; e comentários que discutam aspectos relevantes e comparem o relato com outros descritos na literatura. O número máximo de referências é de 15. Não incluir mais de duas figuras ou tabelas. O resumo não precisa ser estruturado.

Caso Clínico Interativo: descrição de um caso clínico com perguntas que visem estimular o raciocínio dos leitores. Consiste na apresentação de um caso clínico, com no máximo 300 palavras, seguido de um módulo interativo de perguntas e respostas contendo não mais do que cinco opções de escolha. Na preparação do caso clínico, sugere-se que o módulo se inicie pela hipótese diagnóstica, seguida de exame(s) complementar(es) necessário(s) para a confirmação do diagnóstico inicial e finalmente do respectivo tratamento. Questões relativas à prevenção ou ao prognóstico podem ser incluídas quando possível. As respostas serão exclusivamente online.

Artigo de Revisão: avaliações críticas e ordenadas da literatura em relação a temas de interesse clínico como, metodologias, revisões sistemáticas e não-sistemáticas e metanálises, com ênfase em fatores como causas e prevenção de doenças, seu diagnóstico, tratamento e prognóstico. Devem se limitar a 6.000 palavras, excluindo referências e tabelas. As referências bibliográficas deverão ser no mínimo de 30. Não obedece a um esquema rígido de seções.

Desafio Diagnóstico: artigos nos quais se discutam exames complementares, fotos, filmes de curta duração e outros recursos que se fizerem necessários. Serão sugeridas hipóteses diagnósticas, e perguntas com o objetivo de estimular o raciocínio dos leitores.

Comunicações Breves: artigos curtos que descrevem resultados ou métodos de investigações que não justificam sua publicação como artigo original. Segue o mesmo formato descrito para "Relato de Caso" quanto ao número de palavras, tabelas e figuras e referências. Deverão constar os seguintes tópicos: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.

Ética Médica: orientações éticas relativas às situações cotidianas vivenciadas pelos residentes.

TOP: compreende Tópicos Obrigatórios em Pediatria, que apresentem temário relevante para o residente.

Fique ALERTA!: destina-se a fornecer alertas aos leitores quanto a condutas, procedimentos e práticas tomando por base publicações e documentos públicos que poderão ser consultados por meio de links.

Ponto de Vista: tópicos selecionados que expressem controvérsias, experiências pessoais ou reflexões sobre temas pediátricos atuais.

Resenha: resumo crítico de artigos científicos e de protocolos nacionais e internacionais.

Editorial: a convite dos editores abordando algum tópico específico da revista.

Cartas ao Editor: correspondência dirigida à revista Residência Pediátrica tratando de assuntos referentes a material publicado em números anteriores, com um máximo de 1000 palavras e 6 referências.

2º Passo: Enviar imagens, figuras e/ou tabelas

As imagens, figuras e/ou tabelas deverão obrigatoriamente estar em formato JPG, GIF ou TIF. Caso necessite alterar o formato de alguma delas entre na seção Downloads no SGP em: http://www.sgponline.com.br/rp/sgp/naveg/downloads.asp

3º Passo: Cadastrar todos os autores e informar a filiação institucional de cada um deles

Cadastre, obrigatoriamente cada autor, informando nome completo, cargo e titulação. O CPF poderá ser informado posteriormente.

4º Passo: Informar título e descritores

Informe o título do trabalho, em português e inglês, e descritores (português) e Keywords (inglês). Estas palavras deverão estar contidas no DECs e no MESH que podem ser encontrados no SGP em todas as telas. Importante: O sistema não aceitará trabalhos duplicados em nome do mesmo autor principal. Caso o mesmo trabalho seja submetido por autores diferentes, a RP se reserva o direito de excluir tais trabalhos do sistema.

5º Passo: Informar Resumo

O Resumo/Abstract conterão no máximo 250 palavras em português/ inglês cada um deles. Evite o uso de abreviaturas. Deverão estar estruturados em: Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. Do contrário o sistema os bloqueará. Todas as informações constantes neste texto deverão estar também no artigo. O Abstract antecederá o resumo em português. Ao final de ambos forneça três a seis descritores. O autor deverá preencher os campos: Instituição, Nome e Endereço para correspondência, Suporte financeiro (Deverá ser provida qualquer informação sobre concessões ou outro apoio financeiro), e a carta ao editor (opcional).

6º Passo: Incluir manuscrito

Nesta tela é exibido um simulador do Word, com todas as funcionalidades de formatação de texto necessárias. Importante: Nunca coloque neste campo os nomes de autores, ou qualquer outra informação que possa identificar onde o trabalho foi realizado (Instituição, Hospital, etc.). Tal exigência se deve ao fato de o processo de revisão transcorrer em regime de duplo-cego. A não observância deste detalhe fará com que seu trabalho seja devolvido como FORA DE PADRÃO, para que seja corrigido pelo autor, e consequentemente atrasará a publicação final, caso seja aprovado.

7º Passo: Concluir submissão

Declare que o presente trabalho é original, ratificando que o seu conteúdo não foi nem está sendo considerado para publicação em outro periódico, brasileiro ou do exterior, seja no formato impresso ou eletrônico.

Atenção: Como o sistema gera e-mails automaticamente conforme seu artigo estiver tramitando, é imprescindível, que o autor DESABILITE seus filtros de SPAM em seus respectivos provedores, ou que configurem suas contas de e-mail para ACEITAR qualquer mensagem do domínio residenciapediatrica.com.br. Para informações sobre como configurar seu filtro de spam entre em contato com seu provedor de acesso.

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO MANUSCRITO

Abreviações – Escreva por extenso em seu primeiro aparecimento no texto. Evite notas de rodapé.

Referências Bibliográficas – Serão aceitas no máximo 30 (trinta) referências bibliográficas, apresentadas segundo a ordem de sua aparição de acordo com a norma Vancouver, disponível em: www.residenciapediatrica.com.br/sgp/downloads ou no site www.icmje.org. Nos casos específicos: Relato de Caso aceitaremos apenas 15 (quinze) e Carta ao Editor apenas 6 (seis). Veja exemplos no site: http://www.sgponline.com.br/rp/sgp/naveg/criterios.asp

Tabelas - Devem ser numeradas tabelas com números arábicos e devem ser intituladas concisamente. Abreviações usadas na tabela devem ser definidas em notas de rodapé da tabela. Use fontes minúsculas sobrescritas para listar notas de rodapé.

Legendas de figura - Devem ser digitadas legendas para cada figura, durante o primeiro passo da submissão. Devem ser definidos todos os símbolos, título, setas, e abreviações usadas nas figuras e nas legendas.

Fotografias - As fotos submetidas deverão estar na melhor resolução possível (300 dpi) em formato JPG. É preciso que os originais das imagens, fotos, exames, etc., sejam guardados pelo autor, pois podem ser necessários na fase de editoração e diagramação.

Gráficos de planilhas ou apresentações - A maioria dos programas de apresentação (Excel, PowerPoint, Freelance) produz dados que não podem ser armazenados em um formato de EPS, fazendo com que não possam ser usados gráficos produzidos por estes programas para impressão. Portanto, caso tenha alguma planilha transforme-a em tabela no Word (ou Wordperfect) e copie-a e cole-a na tela do 8º passo da submissão, e no caso dos gráficos converta-os para o formato de imagem JPG a 300 dpi usando algum programa de edição de imagens.