SOBRE A RP
A Residência Pediátrica (RP) é uma revista eletrônica trimestral, em publicação contínua, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), disponível em português e inglês, destinada aos médicos residentes de nossa especialidade, áreas afins e aos pediatras. A abreviatura de seu título é Resid. Pediatr., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas. O conteúdo da revista pode ser acessado livremente.
A missão da RP é contribuir para a formação acadêmica dos residentes e incentivá-los a uma participação ativa na produção científica sobre temas pediátricos e relacionados à adolescência.
RP é um periódico comprometido com a manutenção dos mais altos padrões de qualidade na publicação, seguindo, assim, as normas referentes aos “Requisitos Uniformes para Originais Submetidos a Revistas Biomédicas”, publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (disponível em https://www.icmje.org/recommendations/translations/portugese2014.pdf). Todos os artigos que não estejam de acordo com estas normas serão removidos da publicação a qualquer momento. De acordo com o código de ética, será relatado qualquer caso suspeito de plágio ou de publicação duplicada. A RP se reserva no direito de usar um software de detecção de plágio em todos os documentos enviados para avaliação.
Todo material científico passa por processo de revisão duplo-cego (double-blind) realizado por especialistas. Cada artigo submetido para apreciação é encaminhado aos editores, que fazem uma revisão inicial quanto aos padrões mínimos de exigência da RP e ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos originais (http://residenciapediatrica.com.br/instrucoes-aos-autores). A seguir, remetem o artigo a dois revisores especialistas na área pertinente, selecionados de um cadastro de revisores. Os revisores são sempre de instituições diferentes da instituição de origem do artigo e são cegos quanto à identidade dos autores e local de origem do trabalho. Após receber ambos os pareceres, os Editores os avaliam e decidem pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Conforme a necessidade, um determinado artigo pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos visando oferecer ao residente a oportunidade pedagógica no processo de elaboração de um artigo científico
Uma vez que o artigo seja aprovado ele é, imediatamente, disponibilizado na seção de "visualização pré-publicação" (http://residenciapediatrica.com.br/preprint), até que o artigo tenha completado o processo final de diagramação, quando, então, será apresentado em seu formato final..
Indexações:
-
Bielefeld Academic Search Engine (BASE)
-
DOAJ (Directory of Open Access Journals)
-
Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim)
-
Google Scholar
-
Index Copernicus International Journals Masters List
-
Index Copernicus International World of Journals
-
MIAR
-
Portal de Periódicos CAPES/MEC
-
Revistas de Livre Acesso (LivRe)
-
Scilit
-
Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex)
-
Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)
-
Open Aire
-
MIGUILIM
ISSN-online: 2236-6814
DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr
Repositório Digital: CLOCKSS.