SOBRE A RP

A Residência Pediátrica (RP) é uma revista eletrônica quadrimestral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), publicada em português e inglês, destinada aos médicos residentes de nossa especialidade e áreas afins. A abreviatura de seu título é Resid. Pediatr., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas. O conteúdo da revista pode ser acessado livremente.

A missão da RP é contribuir para a formação acadêmica dos residentes e incentivá-los a uma participação ativa na produção científica sobre temas pediátricos e relacionados à adolescência.

RP é um periódico comprometido com a manutenção dos mais altos padrões de qualidade na publicação, seguindo, assim, as normas referentes aos “Requisitos Uniformes para Originais Submetidos a Revistas Biomédicas”, publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (disponível em http://www.icmje.org/). Todos os artigos que não estejam de acordo com estas normas serão removidos da publicação a qualquer momento. De acordo com o código de ética, será relatado qualquer caso suspeito de plágio ou de publicação duplicada. A RP se reserva no direito de usar um software de detecção de plágio em todos os documentos enviados para avaliação.

Todo material científico passa por processo de revisão duplo-cego (double-blind) realizado por especialistas. Cada artigo submetido para apreciação é encaminhado aos editores, que fazem uma revisão inicial quanto aos padrões mínimos de exigência da RP e ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos originais (http://residenciapediatrica.com.br/instrucoes-aos-autores). A seguir, remetem o artigo a dois revisores especialistas na área pertinente, selecionados de um cadastro de revisores. Os revisores são sempre de instituições diferentes da instituição de origem do artigo e são cegos quanto à identidade dos autores e local de origem do trabalho. Após receber ambos os pareceres, os Editores os avaliam e decidem pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Conforme a necessidade, um determinado artigo pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos visando oferecer ao residente a oportunidade pedagógica no processo de elaboração de um artigo científico.

Indexações:

  • China Knowledge Resource Integrated Database (CNKI)

  • Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim)

  • Google Scholar

  • Index Copernicus International Journals Masters List

  • Index Copernicus International World of Journals

  • Portal de Periódicos CAPES/MEC

  • Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB)

  • Revistas de Livre Acesso (LivRe)

  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex)

  • Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)

ISSN-online: 2236-6814

DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr