SOBRE A RP


A Residência Pediátrica (RP) é uma revista eletrônica quadrimestral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), publicada em português, inglês e espanhol, destinada aos médicos residentes de nossa especialidade e áreas afins. A abreviatura de seu título é Resid. Pediatr., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas. O conteúdo da revista pode ser acessado livremente.

A missão da RP é contribuir para a formação acadêmica dos residentes e incentivá-los a uma participação ativa na produção científica sobre temas pediátricos e relacionados à adolescência.

RP é um periódico comprometido com a manutenção dos mais altos padrões de qualidade na publicação, seguindo, assim, as normas referentes à Ética da publicação e Declaração sobre más práticas (Publication ethics and malpractice statement: based on Elsevier recommendations, COPE´s Best Practice Guidelines for Journal Editors and Brazilian rules for research with human participants: http://publicationethics.org/resources/guidelines).Todos os artigos que não estejam de acordo com estas normas serão removidos da publicação a qualquer momento. De acordo com o código de ética, será relatado qualquer caso suspeito de plágio ou de publicação duplicada. A RP se reserva no direito de usar um software de detecção de plágio em todos os documentos enviados para avaliação.

Todo material científico passa por processo de revisão por especialistas (peer review). Cada artigo submetido para apreciação é encaminhado aos editores, que fazem uma revisão inicial quanto aos padrões mínimos de exigência da RP e ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos originais (http://residenciapediatrica.com.br/instrucoes-aos-autores). A seguir, remetem o artigo a dois revisores especialistas na área pertinente, selecionados de um cadastro de revisores. Os revisores são sempre de instituições diferentes da instituição de origem do artigo e são cegos quanto à identidade dos autores e local de origem do trabalho. Após receber ambos os pareceres, os Editores os avaliam e decidem pela aceitação do artigo sem modificações, pela recusa ou pela devolução aos autores com as sugestões de modificações. Conforme a necessidade, um determinado artigo pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos visando oferecer ao residente a oportunidade pedagógica no processo de elaboração de um artigo científico.

Indexações: Google Acadêmico, Latindex, Index Copernicus e Sumários.org

ISSN-online: 2236-6814

DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr