RESUMO
Apesar do aleitamento materno (AM) exclusivo ser a melhor forma de alimentação nos primeiros 6 meses de vida, trazendo inúmeras vantagens para o bebê e sua mãe, o percentual de crianças nesta condição é muito baixo, não chegando aos 10% ao final deste período. As dificuldades que levam a este cenário são decorrentes, em sua maioria, de informações inadequadas e uma técnica incorreta da amamentação. Este artigo de revisão apresenta as principais dificuldades da amamentação, não apenas dificuldades físicas, mas também psicológicas e socioculturais, auxiliando o pediatra a enxergá-las de uma maneira holística e atuar adequadamente no manejo de cada uma delas. Foi priorizada a necessidade de prevenção das dificuldades por meio de uma técnica correta de AM e advertido que o pediatra ou residente de pediatria, para ser eficiente, precisa buscar conhecimento desta técnica e habilidade em comunicação (aconselhamento) pela leitura de material científico e cursos de capacitação.
Palavras-chave:
aleitamento materno, assistentes de pediatria, lactação, pediatria, transtornos da lactação.
ABSTRACT
Although exclusive breastfeeding (BF) is the best form of nutrition for the first 6 months of life, bringing numerous benefits for the baby and his mother, the percentage of children in this condition is very low, not reaching 10% by the end of this period. The difficulties that lead to this scenario are derived mostly from inadequate information and an incorrect breastfeeding technique. This review article presents the main difficulties of breastfeeding, not only physical but also psychological and sociocultural difficulties, helping the pediatrician to see them in a holistic manner and act appropriately in the management of each. The need for prevention of difficulties were prioritized through correct technique and warned that the pediatrician or pediatric resident, to be effective, this technique needs to seek knowledge and communication skills (counseling) by reading scientific material and courses training.
Keywords:
breast feeding, lactation, lactation disorders, pediatric assistants, pediatrics.
RESUMEN
A pesar de la lactancia materna (LM) exclusiva ser la mejor forma de alimentación en los primeros 6 meses de vida, trayendo innúmeras ventajas para el bebé y su madre, el porcentual de niños en esta condición es muy baja, no alcanzando el 10% en el final de este periodo. Las dificultades que llevan a este escenario se derivan en su mayoría de informaciones inadecuadas y una técnica incorrecta del amamantamiento. Este artículo de revisión presenta las principales dificultades del amamantamiento, no apenas dificultades físicas como también psicológicas y socioculturales, auxiliando al pediatra a notarlas de una manera holística y actuar adecuadamente en el manejo de cada una de ellas. Se priorizó la necesidad de prevención de las dificultades a través de una técnica correcta de LM y advertido que el pediatra o residente de pediatría, para ser eficiente, necesita buscar conocimiento de esta técnica y habilidad en comunicación (orientación) a través de la lectura de material científico y cursos de capacitación.
Palabras-clave:
asistentes de pediatría, lactación, lactancia materna, pediatría, trastornos de lactación.