ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr



Artigo Original - Ano 2022 - Volume 12 - Número 3

O conhecimento de escolares do ensino fundamental sobre as modalidades do atletismo

Knowledge of athletics modalities by elementary school students

RESUMO

A educação física escolar é essencial para o desenvolvimento da criança e do adolescente, sendo através das atividades realizadas diariamente que eles começam a desenvolver suas habilidades motoras e físicas. O conhecimento das modalidades de atletismo por escolares do ensino fundamental tornou-se objeto de desse estudo pela possibilidade de contribuir para uma melhor preparação física dos alunos. Através de um desenho transversal e exploratório, em uma amostra de conveniência constituída por 30 alunos, foi aplicado um questionário elaborado pelo autor. Observou-se que a modalidade de esporte preferida foi a corrida por 60% dos entrevistados. Resultados referentes às demais variáveis analisadas sugeriram que, ainda hoje, há necessidade de que os professores de educação física deem uma maior ênfase ao atletismo e as suas modalidades, cientes dos relevantes benefícios que a prática regular pode trazer para crianças e adolescentes em crescimento e desenvolvimento.

Palavras-chave: Atletismo, Educação Física e Treinamento, Adolescente.

ABSTRACT

School physical education is essential for the development of children and adolescents, and through daily activities, they begin to develop their motor and physical skills. The knowledge of athletics modalities by elementary school students became the object of this study due to the possibility of contributing to a better physical preparation of students. Through a transversal and exploratory design, in a convenience sample consisting of 30 students, a questionnaire prepared by the author was applied. It was observed that the preferred sport was running for 60% of respondents. Results regarding the other variables analyzed suggested that, even today, there is a need for physical education teachers to place a greater emphasis on athletics and its modalities, aware of the relevant benefits that regular practice can bring to growing and developing children and adolescents.

Keywords: Track and Field, Physical Education and Training, Adolescent.


INTRODUÇÃO

A história do atletismo vem de longa data. Inicia-se com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência: caminhando, correndo, saltando e arremessando objetos variados1. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o período da Antiguidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos da Era Moderna e, que trazem como memória cultural mais marcante a figura de Discóbolo de Miron que representa vigor, energia e vitalidade2.

No Brasil a Educação Física Escolar teve seu início oficial em 1851, com a Reforma Couto Ferraz, quando foram apresentadas à Assembleia as bases para a reforma do ensino primário e secundário no Município da Corte. Após três anos, em 1854, a sua regulamentação foi expedida e entre as matérias a serem obrigatoriamente ministradas estavam, no primário, a ginástica, e no secundário, a dança3.

Posteriormente, em 1971, a obrigatoriedade da Educação Física foi ampliada a todos os níveis e ramos de escolarização, mas, ainda, com a intenção primária de preparação física dos trabalhadores3.

A Educação Física escolar é essencial para o desenvolvimento da criança e do adolescente, sendo através das atividades realizadas diariamente que eles começam a desenvolver suas habilidades motoras e físicas. Na definição moderna, o atletismo, engloba o grupo de modalidades esportivas que reúne“corrida, salto e arremesso”. É chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde aos movimentos naturais do ser humano4.

É uma das atividades sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física5 e, atualmente, é uma modalidade esportiva em ascensão, indo além da perspectiva de simplesmente formar atletas6. Apesar disso, o atletismo ainda é um esporte que na maioria das vezes é negligenciado na Educação Física escolar. O principal motivo seria a falta de infraestrutura das escolas7,8.

O tema “Conhecimento das Modalidades de Atletismo por Escolares do Ensino Fundamental” tornou-se objeto de interesse desse estudo pela possibilidade de contribuir para uma melhor preparação física dos alunos, que em última análise facilitará uma aprendizagem mais significativa e interativa.


OBJETIVO

Descrever o conhecimento dos alunos de nível fundamental sobre atletismo e suas modalidades.


MÉTODOS

Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, com uma amostra de conveniência composta por alunos da 8° e 9° séries do Ensino Fundamental, matriculados em uma escola particular da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Todos os estudantes das referidas séries foram convidados a participar da pesquisa. Os adolescentes responderam a um questionário (QES) contendo 10 perguntas objetivas, de múltipla escolha e autopreenchível, sobre atletismo e suas diversas modalidades. O QES foi elaborado pelo próprio autor. Após a coleta de dados, as informações foram transcritas para um microcomputador e a análise foi realizada utilizando-se o aplicativo Microsoft ExcelTM. Os dados foram apresentados por frequências relativas e absolutas.

Esta pesquisa foi conduzida de acordo com a Resolução no 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, que trata de estudos envolvendo seres humanos. O termo de consentimento livre e esclarecido assinado pelos pais foi providenciado e a privacidade dos alunos e a confidencialidade dos dados foram garantidas durante todo o processo.


RESULTADOS

A amostra foi constituída por 30 alunos, sendo 19 (63,5%) do sexo feminino. Verificou-se que 28 (93,7%) deles afirmavam conhecer o significado de “atletismo”. Em relação à prática de atletismo durante as aulas de educação física, 18 (60%) estudantes negaram tal prática.

A Tabela 1 apresenta os principais resultados encontrados.




DISCUSSÃO

Apesar de limitações do presente estudo, a pesquisa exploratória foi apropriada uma vez que possibilitou maior familiaridade e compreensão sobre o tema pois ainda são escassos estudos brasileiros sobre o assunto.

Verificou-se que a maioria (93,7%) dos estudantes tinha conhecimento do atletismo como uma modalidade esportiva, muito embora, 60% deles afirmaram que o atletismo não estava inserido nas aulas de educação física. A negação do atletismo como conteúdo das aulas pode levantar várias suposições, tais como, problemas quanto à inexistência de material e infraestrutura adequados, desmotivação do professor ou, uma prática desportiva administrada de forma lúdica, sem que os alunos tivessem a percepção do que praticavam.

Quando perguntados sobre o instrumento utilizado na prova de arremesso, chamou a atenção que metade da amostra escolheu o pneu como o objeto a ser lançado. De modo geral, os adolescentes estão bem familiarizados com jogos envolvendo arremessos, como é o caso da brincadeira denominada de “queimado”, bastante comum nas escolas. Podemos citar ainda o handebol que exige um arremesso de força ou o basquete que utiliza um arremesso de precisão. Dessa forma, é possível que tenha havido uma interpretação incorreta do significado da palavra arremesso e, consequentemente, isto acabou por induzir a escolha de uma opção errônea.

Os escolares conheciam as modalidades esportivas e as especificidades que foram destacadas no questionário, uma vez que responderam corretamente aos demais quesitos formulados. Esse conhecimento, pode em parte, ser atribuído também aos avanços tecnológicos, em diversas áreas, com ênfase especial para o ramo educacional. Hoje os jovens obtêm em tempo real, informações atualizadas e conseguem trazer para a sala de aula o mundo e seus recentes acontecimentos. O acompanhamento de olimpíadas, campeonatos de futebol, jogos de inverno, e tantos outros, ajudam a aprender as diversas regras dos jogos e estimulam a prática de exercícios.

O esporte integra socialmente crianças e adolescentes, ensina o trabalhar em equipe, contribui para a superação de dificuldades, e o mais importante, melhora a qualidade de vida e forma cidadãos conscientes.

Concluindo, sugere-se que os professores de educação física enfatizassem um pouco mais nas aulas o atletismo e suas modalidades, cientes dos benefícios que a prática regular de exercício físico pode trazer para crianças e adolescentes em crescimento e desenvolvimento.


REFERÊNCIAS

1. Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Atletismo - regras oficiais. Manaus: CBAt; 1985.

2. 2B Educação. O que significa o Discóbolo: símbolo da Educação Física [Internet]. Bahia: Editora 2B; 2018; [acesso em 2013 Nov 19]. Disponível em: https://www.editora2b.com.br/blog/o-que-significa-o-discobolo-simbolo-da-educacao-fisica

3. Lemos FRM. Educação Física escolar, ensino médio: entre a legislação e a ação. EFDeportes [Internet]. 2009; [citado 2014 Mai 17]; 13(130). Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd130/educacao-fisica-escolar-entre-a-legislacao-e-a-acao.htm

4. Secretaria da Educação do Paraná (PR). Atletismo [Internet]. Paraná (PR): Secretaria da Educação do Paraná; 2014; [citado 2014 Set 23]. Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167

5. MEC (BR). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - Educação Física [Internet]. Brasília (DF): MEC; 1998; [acesso em 2013 Fev 02]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf

6. Lecopt FA, Silveira RA. O conhecimento do conteúdo atletismo na educação física escolar. Cinergis [Internet]. 2014 Out; [citado 2014 Jun 14]; 15(3):129-34. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4802

7. Meurer ST, Schaefer RJ, Miotti IML. Atletismo na escola: uma possibilidade de ensino. EFDeportes [Internet]. 2009; [citado 2014 Mar 08]; 13(120). Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd120/atletismo-na-escola.htm

8. Lencina LA. Diagnóstico do atletismo escolar em Santa Maria [dissertação]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 1999.










Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, Pós-Graduando em Educação Física e Nutrição - Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

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Diogo Dias de Souza
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Data de Submissão: 31/08/2020
Data de Aprovação: 14/10/2020