ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr



Editorial - Ano 2014 - Volume 4 - Número 3

Comemorações e desafios

Conmemoraciones y retos


A Residência Pediátrica chega ao fim de 2014 com motivos para comemorar.

A revista que começou a existir em 2011 completa três anos contabilizando a média de 11.000 acessos por mês, é uma publicação bilíngue, em português e espanhol e recém lançou um suplemento de grande receptividade pelos pediatras que trata de um tema atual, a puericultura. O motivo para tantas realizações em tão pouco tempo pode ser atribuído a um grande esforço conjunto de colegas que abraçaram a causa de uma revista dedicada ao residente de pediatria. Faz parte de um projeto maior que é interagir com o futuro da pediatria brasileira e, por extensão, da America Latina, ouvindo e respondendo a anseios e demandas dos jovens colegas que a cada ano ingressam nessa especialidade tão nobre e de tanto alcance social.

O grupo da RP esta unido numa causa comum: estimular os residentes e pediatras a lerem temas práticos e objetivos em pediatria, despertar o interesse pela leitura critica de artigos científicos e, sempre que possível, buscar os vocacionados a escrever e a publicar seus artigos na revista. A valorização do preceptor de residência na orientação dos trabalhos a serem submetidos a RP é cada vez mais evidente, assim como crescente procura por autores de vários estados da federação, enviando artigos, é muito alvissareira.

No século da comunicação virtual, instantânea, rápida e objetiva, os leitores encontram na RP um periódico com características que fogem um pouco do convencional. Estilo direto, simplificado e interativo é buscado a cada numero. Pode-se dizer que esta busca é intencional. Não se deseja formulas cristalizadas e sim, a troca de opiniões com os leitores, conhecer seus interesses nos temas científicos atuais e para isso vão sendo criadas novas sessões, à medida que o tempo passa.

A pediatria com suas extensões, como a neonatologia e a medicina de adolescentes é dinâmica. Cabe a nós, editores, leitores e colaboradores da RP acompanhar as mudanças que a especialidade nos impõe: ampliação do tempo de residência, padronização de currículos de pediatria, valorização profissional e educação permanente do pediatra são temas em constante debate no meio médico e na sociedade em geral. Não há desafio mais tentador para todos nós que vemos como nossa missão contribuir para a melhora das condições de saúde da criança e do adolescente no planeta.










Editores da Residência Pediátrica