RESUMO
INTRODUÇÃO: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem prevalência de 5 a 7,5% de todas as crianças do mundo, com grande impacto financeiro na saúde e educação. A sobrecarga do cuidador afeta a dinâmica familiar e os relacionamentos conjugais. Isso facilita o uso de métodos reativos e punitivos na parentalidade, levando a um círculo vicioso, intensificando o comportamento infantil desajustado. Seu manejo é abordado por diferentes áreas de atuação, representando um desafio para os provedores de saúde e cria demanda por opções alternativas. Mindfulness é uma intervenção baseada em meditação, que serve como uma ferramenta direta para auxílio da autorregulação emocional infantil e indireta no manejo do estresse parental, servindo como auxílio na educação infantil. Este trabalho tem objetivo de descrever os fundamentos e as evidências clínicas do uso do Mindfulness em crianças com TDAH.
METODOLOGIA: Revisão da literatura baseada realizada entre 2000 e 2021.
RESULTADOS: A busca resultou em 351 artigos, dos quais 6 ensaios clínicos randomizados e 4 revisões sistemáticas que foram incluídas na revisão. Os achados indicaram melhora nos sintomas de TDAH das crianças em relação à impulsividade, atenção, agressividade e regulação emocional. Enquanto nos pais, foram observadas melhora no estresse parental e na parentalidade atena.
CONCLUSÃO: a revisão sugeriu benefícios da prática para crianças nos sintomas internalizantes e TDAH, além de benefícios no estresse parental, prática da parentalidade e relacionamento interfamiliar. No entanto, pesquisas longitudinais futuras devem ser realizadas para confirmar os benefícios e a sustentabilidade dos efeitos a longo prazo.
Palavras-chave: Atenção plena, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Revisão, Terapêutica.