ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr



Editorial - Ano 2023 - Volume 13 - Número 4

A Revista Residência Pediátrica na Era da Inteligência Artificial

The journal Residência Pediátrica in the Era of Artificial Intelligence


No momento, o termo Inteligência Artificial (IA) ganha uma ampla visualização em todo o mundo com posicionamentos a favor, destacando a ajuda que seu emprego fornece na realização de tarefas repetitivas e, posicionamentos contra destacando o temor pela possibilidade de perda de postos de trabalho, com máquinas substituindo pessoas e idéias. A prolongada greve recente de atores e autores nos Estados Unidos, resolvida apenas depois de muita discussão e de concessões de todas as partes envolvidas serve de exemplo para o potencial de desequilíbrio social que a IA contém, impondo, dessa forma, uma revisão ampla de sua abrangência.

Para caminharmos ao lado de nossos leitores e ajudarmos na tomada de decisões bem fundamentadas, que possam ser úteis, para suas atividades profissionais, trazemos ao foco os aspectos básicos sobre o uso dessa ferramenta ainda polêmica.

A IA deve ser compreendida como um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e sistemas que podem realizar tarefas que usualmente exigiriam inteligência humana. A IA está envolvida, ainda, no uso, no desenvolvimento e no estudo de máquinas, aparelhos e programas de computação que possam, quando completamente estabelecidos, reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões, sejam elas simples ou complexas de modo a reduzir o desgaste e facilitar o trabalho dos seres humanos. Na medicina a IA está sendo utilizada em protocolos de diagnósticos médicos e na interpretação de imagens, com resultados, algumas vezes, mais precisos quando comparados aos dos examinadores humanos.

Em que pesem os inúmeros benefícios e avanços em diversas áreas já colocados à disposição do público em geral pela IA, os limites éticos e morais do uso da ferramenta IA ainda não foram adequadamente estabelecidos, em parte pela velocidade prodigiosa com que ela se desenvolve.

Programas de IA voltados para facilitar a busca, para aumentar a acurácia e para reduzir o trabalho físico e mental do pesquisador podem ser usados, por exemplo, para a produção de artigos científicos cada vez mais sofisticados, para a correção gramatical e ortográfica de textos científicos ou até mesmo para detecção de plágio com consequências práticas imediatas

Despertar o interesse dos nossos leitores pela IA, na maior profundidade possível ao seu alcance, é obrigação de qualquer periódico de qualidade nos dias atuais. Mas, é igualmente vital que se destaque, a necessidade de padrões éticos e morais inatacáveis por quem usa a ferramenta, para que seu objetivo não seja desviado e seus efeitos não sejam danosos.

A revista Residência Pediátrica segue atenta às transformações que a modernidade impõe à ciência médica e sempre proporcionará aos leitores o estado da arte nos diversos temas publicados.










Editora chefe da revista Residência Pediátrica

Endereço para correspondência:

Marilene Crispino Santos
Sociedade Brasileira de Pediatria
Rua Santa Clara, nº 292, Copacabana
Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 22041-012
E-mail: crispinomarilene@gmail.com.br

Data de Submissão: 20/11/2023
Data de Aprovação: 21/11/2023