Editorial - Ano 2024 - Volume 14 - Número 1
Longevidade de uma revista: quase dez milhões de acessos
Longevity of a magazine: almost ten million hits
Cada vez mais a revista vem se esforçando para manter e ampliar sua qualidade. A revisão cuidadosa, seja quanto ao cumprimento das normas editoriais ou quanto ao conteúdo e contribuição cientifica do texto, são pontos de preocupação constante do corpo editorial. Isso seria um excesso? Não, evidentemente não é.
À medida que a revista que incialmente foi concebida para o residente de pediatria e áreas afins foi amadurecendo, sua procura, expressa por acessos on line e downloads por pediatras em geral ou outros profissionais de saúde foi se firmando e hoje já contabilizamos mais de 9.400.000 acessos!
Assim é evidente a nossa responsabilidade com a RP. A longevidade de uma revista cientifica em países como o nosso sempre espelha o cuidado, disciplina e resiliência de uma equipe - seja ela grande ou pequena - voltada para oferecer educação continuada a profissionais de saúde, estimular o conhecimento científico e captar novos leitores e autores.
Do ponto de vista da saúde de crianças e adolescentes cada vez mais se busca a atualização sem perder o reconhecimento da subjetividade dos pacientes, famílias e sociedade. Os preceitos de Hipócrates nos lembram que a “arte médica é a dialética da Natureza”1.
Queremos vida longa a RP. A perspectiva é de renovação e de aprimoramento das inciativas que vimos desenvolvendo nessa última década. Novidades? Boas perspectivas? Sim, vamos aguardar.
REFERENCIA
1. Canguilhem G. Ecrits sur la medicine. Seuil, 2001, 125 p.
Editor chefe da revista Residência Pediátrica
Endereço para correspondência:
Clemax Couto Sant´Anna
Sociedade Brasileira de Pediatria
Rua Santa Clara, nº 292, Copacabana Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 22041-012
E-mail: clemax01@gmail.com
Data de Submissão: 06/03/2024
Data de Aprovação: 07/03/2024