ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr



TOP: Tópicos Obrigatórios em Pediatria - Ano 2015 - Volume 5 - Número 2

Doenças sexualmente transmissíveis

Enfermedades de transmisión sexual


Organização: Gil Simões Batista1
Apresentação: Marcia Galdino2

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) representam um grave problema de saúde pública, com elevada morbidade e repercussão social e econômica. Observa-se um crescente aumento do número de casos em todo mundo. Em 2014, foram registrados 2746 novos casos de AIDS em indivíduos a partir de 13 anos no Brasil.

A adolescência é um período marcado por vulnerabilidades sociais, psicológicas e físicas. O início prematuro da vida sexual contribui para o aumento da suscetibilidade às DST e à gravidez. A multiplicidade de parceiros sexuais, o não uso de preservativos e a dificuldade de acesso ao sistema de saúde e a informações são fatores que aumentam o risco de aquisição de DST na adolescência.

A necessidade de orientação e de tratamento adequado do paciente e de seu parceiro (a) demanda preparo e prática da equipe de saúde. Sendo assim, recomendamos a leitura desse importante documento de atualização em DST: CDC. Sexually Transmitted Diseases Treatment Guidelines. MMWR Recomm Rep 2015; 64(3).

O guideline fornece orientações para o tratamento de pessoas que apresentam doenças sexualmente transmissíveis ou que estão sob risco de contraí-las. Esse consenso foi elaborado por especialistas do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) e por um grupo de especialistas em doenças sexualmente transmissíveis. Aborda o manejo das seguintes infecções: sífilis (adquirida e congênita), cancroide, herpes genital, candidíase vulvovaginal, linfogranuloma venéreo, donovanose, doença inflamatória pélvica, epididimite, infecção pelo vírus HPV, HIV, Hepatite C, A e B; proctite e enterite e infecções por ectoparasitas. Compreende grupos especiais tais como: grávidas, adolescentes e crianças.

O documento também aborda: 1) Opções para o tratamento da Neisseria gonorrhoeae; 2) Diagnóstico da tricomoníase por testes de amplificação de ácido nucleico; 3) Opções para o tratamento de verruga genital; 4) O papel do Mycoplasma genitalium na uretrite/cervicite e as implicações do tratamento; 5) Recomendações da vacina do HPV; 6) Orientações e cuidados com transexuais; 7) Testagem anual do vírus da hepatite C em pacientes infectados pelo HIV; 8) Recomendações para avaliação diagnóstica da uretrite.

Link para o guideline: http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr6403a1.htm










1. Chefe da Infectologia Pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado. Rio de Janeiro, RJ
2. R2 do Serviço de Pediatria do Hospital Federal dos Servidores do Estado. Rio de Janeiro, RJ
3. R1 do Serviço de Pediatria do Hospital Federal dos Servidores do Estado. Rio de Janeiro, RJ