ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr



Editorial - Ano 2016 - Volume 6 - Número 2

A Revista Residência Pediátrica e a produção científica

The Journal Pediatric Residency and scientific production
La Revista Residencia Pediátrica y la producción científica


A busca da qualidade nas publicações da revista eletrônica Residência Pediátrica (RP) tem sido o compromisso do corpo editorial, desde o lançamento online do primeiro exemplar, em 2011. Para que isso seja, de fato, uma realidade, nossa rotina envolve um trabalho por etapas, cujo objetivo básico é o de atingir metas cuidadosamente planejadas ao longo do tempo.

O processo global de qualidade compreende uma rede complexa de ações que engloba os autores, os revisores, os consultores e até mesmo os diagramadores e as mídias sociais nas quais o periódico se encontra inserido. Dessa forma, a responsabilidade para com os leitores é enorme, exigindo uma grande demanda de iniciativas que atendam plenamente ao nosso público atento e assíduo.

O ponto de partida da trajetória que vem sendo percorrida pela RP baseou-se no entendimento de que uma publicação científica tem o papel primordial de comunicar e de disseminar o conhecimento.

Assim, a estratégia utilizada para expandir e melhorar a comunicação foi a de reproduzir o conteúdo da RP nas versões em inglês (a partir desta edição) e em espanhol (desde 2014). Essa iniciativa possibilitou a integração universal do conhecimento, com a garantida acessibilidade a todos os interessados, que vão desde estudantes de Medicina até os profissionais já habilitados para o exercício médico na área pediátrica. Essa internacionalização científica teve um impacto bastante positivo, incrementando substancialmente o número de acessos e de downloads.

Cientes de que a eficiência na divulgação do periódico é um fator importante para ampliar a visibilidade junto ao público leitor e a comunidade científica, a RP participa das redes sociais por meio do Facebook. (F). Em uma linguagem menos formal, foi possível difundir informações, interagir com nossos seguidores nacionais e internacionais, receber sugestões e estabelecer, desse modo, uma conexão com um grupo de indivíduos que partilha valores e interesses comuns na internet.

A utilização do meio eletrônico e o crescente aumento da informação exigiu presteza e rapidez em sua propagação. Por isso mesmo, foi fundamental que neste contexto contássemos com a colaboração de uma bibliotecária, cabendo a ela a tarefa de garantir a busca da informação qualificada e de forma segura.

A premissa básica da RP é, portanto, a de ser fundamentalmente um periódico de aprendizagem e de atualização constantes, em que seja permitido um acesso irrestrito ao seu conteúdo, com a participação interativa dos leitores e a contribuição de todos os autores e pesquisadores que valorizem a disseminação da produção científica de qualidade.

Sua participação como leitor da RP não só nos distingue como muito nos orgulha. Acesse o link http://www.residenciapediatrica.com.br e o Facebook (F). Contamos com sua sugestão para aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho.










Editora Adjunta