ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr



Ponto de Vista - Ano 2016 - Volume 6 - Número 2

A experiência de um residente no Cincinnati Children's Hospital

The experience of a resident at the Cincinnati Children's Hospital
La experiencia de un residente en el Cincinnati Children's Hospital


O Cincinnati Children's Hospital, nos Estados Unidos, foi fundado há 130 anos. Reconhecido mundialmente, foi considerado pela revista Parents, em 2013, como o terceiro melhor hospital infantil do país. Funciona como hospital escola, com 629 leitos, sendo que entre julho de 2014 e 2015 contou com 211 residentes e 262 fellows (médico em fase de formação em alguma subespecialidade). Importantes descobertas foram realizadas por pesquisadores do Hospital, como a vacina contra o rotavírus, desenvolvida em 2004, e atualmente utilizada em todo o mundo.

Em novembro de 2015, tive o privilégio, por meio do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), de conhecer e passar um mês como observadora neste centro de referência em saúde.

O pronto-socorro, onde passei a maior parte do mês, conta com 40 leitos. São 4 equipes, cada uma responsável por 10 leitos, compostas por um médico assistente, um fellow em emergências pediátricas e médicos residentes da pediatria geral. Após passar pela triagem, o paciente é acomodado em um quarto, devidamente equipado, onde será examinado, receberá medicações e serão coletados exames, caso necessário. Inicialmente, um residente realiza a anamnese e o exame físico, além de tomar as primeiras condutas. Em seguida, discute o caso com o médico assistente de plantão ou com o fellow, que examinam o paciente e adotam outras condutas, se necessário. O nível de organização, atenção e agilidade do serviço é admirável. Apesar de haver uma hierarquia claramente estabelecida, as relações ocorrem em um clima de respeito mútuo, que propicia o aprendizado constante.

A sala de emergência funciona como uma orquestra: os bips dos residentes, do fellow e do assistente soam simultaneamente, além dos da equipe de enfermagem. Aproximadamente uma equipe de 10 pessoas desloca-se à sala de emergência. Enquanto o paciente é examinado, o fellow resume em voz alta o caso clínico para que todos estejam a par da situação. Solicita exames e medicações verbalmente, que são rapidamente realizados pela enfermagem.

Diariamente, são ministradas aulas aos residentes, com duração de uma hora, no período do almoço. Os temas são variados, relativos à competência do pediatra geral, como infecções de vias aéreas superiores, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, pneumonias, entre outros. Em complemento às aulas expositivas, há discussões de casos clínicos em pequenos grupos, o que facilita o aprendizado.

Além da excelência clínica, o Hospital possui o maior centro de pesquisas em Pediatria dos EUA. Em conjunto com a Universidade de Cincinnati, oferece diversos incentivos à pesquisa e à publicação. Cinco projetos de residentes e seus respectivos orientadores são selecionados por ano para serem financiados. O residente dedica-se de 5 a 6 meses exclusivamente à pesquisa, entre o segundo e o terceiro anos da residência em pediatria geral. Os projetos não aprovados para financiamento podem ser realizados de forma voluntária.

A experiência no Cincinnati Children's Hospital foi extremamente valiosa. Conhecer o modo de funcionamento de um hospital pediátrico de referência mundial aumentou ainda mais o meu desejo de contribuir para a saúde e bem-estar das crianças e adolescentes brasileiros. O Hospital inspira pela seriedade, eficiência e humanização. Trocas como essas enriquecem, instigam e motivam o residente em Pediatria a se dedicar a assistência, pesquisa e ensino, utilizando a experiência adquirida em sua aplicação numa realidade muito diferente daquela, mas não impossível de realizar.

Saiba mais sobre o Cincinnati Children's Hospital:
www.cincinnatichildrens.org
acessado em 06/02/2016










Médica Residente da Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein

Endereço para correspondência:
Lais Pereira Bueno Milan
Hospital Israelita Albert Einstein
Avenida Albert Einstein, n° 627, Morumbi
São Paulo, SP, Brasil. CEP: 05652-900