ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr



Apresentaçao - Ano 2016 - Volume 6 - Supl.1

Apresentação para a revista Residência Pediátrica

Presentation for the Journal "Residência Pediátrica"


A Bioética, que teve seu início no final da década de 60, é, nas palavras de Berlinguer, "uma disciplina filosófica que conecta a ciência, a vida e a moralidade". Já Mário Segre disse que "Bioética é a parte da Ética, ramo da filosofia, que enfoca as questões referentes à vida humana (e, portanto, à saúde). A Bioética, tendo a vida como objeto de estudo, trata também da morte (inerente à vida)".

Os quatro princípios bioéticos, que foram definidos em 1979, por Beauchamp e Childress, são: beneficência, não maleficência, autonomia e justiça.

Na prática médica diária, nos defrontamos com inúmeros dilemas éticos e, dentre eles, podemos citar a relação do médico com o paciente e com os familiares deste, sendo a relação com os familiares mais presente na Pediatria do que em qualquer outra especialidade médica. Aliás, a quebra da relação médico-paciente é a principal causa de processos contra médicos.

Podemos citar, também, a incorporação de novas tecnologias; a autonomia do paciente; a posição do médico frente ao paciente terminal, como situações nas quais vemos a presença e a importância da Bioética e de seus princípios.

No atual Código de Ética Médica, instituído pela Resolução CFM Nº 1.931/09 e que entrou em vigor em 13 de abril de 2010, vemos uma maior preocupação com os princípios bioéticos, já presentes no Código anterior, em especial com a autonomia do paciente, inclusive do paciente pediátrico. Além disso, tivemos a incorporação, em nosso código profissional, do direito do paciente à ortotanásia, o que configurou um grande avanço em nossa legislação.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e todas as suas filiadas sempre buscaram oferecer Educação Médica Continuada de qualidade aos pediatras brasileiros e, com esse suplemento, esperamos estimular em nossos colegas residentes um maior interesse na Bioética e em seus conflitos.

Agradecemos aos renomados colegas que elaboraram os artigos, todos abordando temas presentes em nosso dia-a-dia, e aos editores da Residência Pediátrica agradeço a honra do convite para coordenar esse suplemento.

Desejo que todos tirem proveito da leitura e que tenham com isso o mesmo prazer que todos nós tivemos ao elaborá-lo.










Editor convidado do suplemento sobre Ética em Pediatria. Professor Adjunto da Universidade Iguaçu: Disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente I, II e III e responsável pela Disciplina de Bioética e Ética Médica. Nova Iguaçu. RJ

Endereço para correspondência:
Carlindo de Souza Machado e Silva Filho
E-mail: carlindo@cremerj.org.br