Editorial - Ano 2017 - Volume 7 - Número 3

Caminhando

Walking
Caminando


Residência Pediátrica termina 2017 com pontos positivos e com perspectivas de crescer. Os periódicos científicos em formato eletrônico são relativamente recentes e, por isso mesmo, estão sempre sensíveis à atualização e ao progresso.

Recentemente, dois editores da RP estiveram participando do ABEC Meeting 2017 em Curitiba em novembro de 2017. A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) proporcionou nesse encontro um momento de reflexão sobre diversos aspectos da editoração de periódicos1. A propósito, a periodicidade das revistas foi um ponto importante do debate; é possível empregar o fluxo contínuo em revistas, mantendo sua qualidade? Outros pontos foram objeto de apresentações muito oportunas: indexação, revisão por pares, continuidade das revistas e outros aspectos. Saiu-se desse Meeting com satisfação pelo caminho percorrido pela RP até o presente (várias indexações, publicação em mais de um idioma, aperfeiçoamento do sistema de revisão e ampliação do número de artigos originais, foram pontos positivos alcançados).

Em 2018 continua o processo de manutenção do que foi conseguido e atualização e inovação da revista.

O foco é o residente de pediatria e áreas afins. A meta é alcançar mais leitores e autores nos próximos anos.

Feliz 2018 para todos.


Clemax C. Sant´Anna
Editor científico



1. Sociedade Brasileira de Pediatria [Internet]. Rio de Janeiro: SBP Imprensa; 21 nov 2017 [accessed in: 22 nov 2017]. Available at: http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/editores-da-revista-residencia-pediatrica-da-sbp-participam-de-evento-voltado-a-editoracao-cientifica-em-curitiba/










Data de Submissão: 13/08/2017
Data de Aprovação: 20/08/2017