RESUMO
OBJETIVO: Sendo a asma um relevante problema de saúde pública e considerada uma das principais doenças da infância e da adolescência, cada vez mais estudos ampliam o olhar para além de fatores genéticos, alérgicos e infecciosos e consideram aspectos psicossociais e emocionais no desenvolvimento e agravamento dessa doença. Nesse contexto, o estresse vem recebendo cada vez mais atenção como um fator de risco capaz de impactar essa doença. Diante da importância desse assunto, o presente trabalho tem como objetivo descrever sobre estresse, asma infantil e associações entre esses dois temas.
MÉTODOS: Foi realizada pesquisa e análise bibliográfica sobre estresse, asma e suas possíveis relações.
RESULTADOS: A literatura aponta associações entre asma e sintomas que indicam o estresse e, apesar de não haver uma relação causal entre esses dois temas, a complexidade dessas interações reconhece o estresse como fator de risco para a doença.
CONCLUSÕES: A necessidade de uma abordagem multidisciplinar que contemple parâmetros biológicos, psicológicos, ambientais e socioeconômicos, é fundamental para ampliar a compreensão sobre a asma infantil. Além disso, a implementação de intervenções que incluam doentes e cuidadores e que levem em consideração fatores emocionais da doença, bem como o manejo do estresse, são importantes para a saúde da criança, do adolescente e de toda família
Palavras-chave:
estresse psicológico, asma, criança, adolescente.
ABSTRACT
OBJECTIVE: Since asthma is an important public health problem and considered a major childhood and adolescence disease, more and more studies broaden the view beyond genetic, allergic and infectious factors and consider psychosocial and emotional aspects in the development and aggravation of this disease. In this context, stress has been receiving increasing attention as a risk factor able of impacting this disease. Given the importance of the subject, the present work aims to describe about stress, childhood asthma and associations between these two themes.
METHODS: Research and bibliographic analysis on stress, asthma and their possible relationships.
RESULTS: The literature points to associations between asthma and symptoms that indicate stress, and although there is no causal relationship between these two themes, the complexity of these interactions recognizes stress as a risk factor for the disease.
CONCLUSION: The need for a multidisciplinary approach that contemplates biological, psychological, environmental and socioeconomic parameters is essential to broaden the understanding of childhood asthma. In addition, implementing interventions that include patients and caregivers that take into account emotional factors of the disease as well as stress management, are important for the health of the child, the adolescent, and the whole family.
Keywords:
stress psychological, asthma, child, adolescent.
RESUMEN
OBJETIVO: Siendo el asma un relevante problema de salud pública y considerado una de las principales enfermedades de la infancia y la adolescencia, cada vez más estudios amplían la mirada más allá de factores genéticos, alérgicos e infecciosos y consideran aspectos psicosociales y emocionales en el desarrollo y agravamiento de esa enfermedad. En ese contexto, el estrés viene recibiendo cada vez más atención como un factor de riesgo capaz de impactar esa enfermedad. Ante la importancia de este tema, el presente trabajo tiene como objetivo describir sobre estrés, asma infantil y asociaciones entre estos dos temas.
MÉTODOS: Se realizó investigación y análisis bibliográfico sobre estrés, asma y sus posibles relaciones.
RESULTADOS: La literatura apunta a asociaciones entre asma y síntomas que indican el estrés y, a pesar de no haber una relación causal entre estos dos temas, la complejidad de esas interacciones reconoce el estrés como factor de riesgo para la enfermedad.
CONCLUSIONES: La necesidad de un enfoque multidisciplinario que contemple parámetros biológicos, psicológicos, ambientales y socioeconómicos, es fundamental para ampliar la comprensión sobre el asma infantil. Además, la implementación de intervenciones que incluyan pacientes y cuidadores y que tengan en cuenta factores emocionales de la enfermedad, así como el manejo del estrés, son importantes para la salud del niño, del adolescente y de toda familia.
Palabras-clave:
stress sicológico, asma, niño, adolescente.