RESUMO
OBJETIVO: Este estudo tem por objetivo avaliar a percepção dos professores e auxiliares de sala de creches municipais acerca do aprendizado esfincteriano do pré-escolar e a síndrome de disfunção eliminatória (SDE).
MÉTODOS: Trata-se de um estudo clínico epidemiológico, transversal, descritivo, observacional. Foi aplicado um questionário em 167 educadores em nove creches da Rede Pública Municipal de Educação, composto por duas questões que objetivaram caracterizar o sujeito e nove questões que buscaram categorizar sua percepção acerca da SDE.
RESULTADOS: 39 sujeitos (23,3%) tiveram sua percepção sobre a SDE caracterizada como “inadequada”, 87 (52,1%) como “intermediária” e 41 (24,6%) como “adequada”. Foi observada associação marginal entre maior tempo de atuação e maior número de acertos (p = 0,062, IC = 95%). 87% afirmaram que o desfralde deve ocorrer até os dois anos de idade. 71% dos profissionais acreditam não possuir conhecimento suficiente sobre SDE e 97% desejariam ter mais informações acerca deste tema.
CONCLUSÃO: Somente um quarto dos profissionais entrevistados possui um entendimento considerado adequado sobre a SDE e treinamento esfincteriano. Observamos a insatisfação dos educadores com seus conhecimentos sobre o tema e interesse em saber mais a respeito.
Palavras-chave:
pré-escolar, transtornos da excreção, creches, urologia, sintomas do trato urinário inferior.
ABSTRACT
OBJECTIVE: To assess Municipal Day care center teachers’ perception regarding dysfunctional voiding symptoms (DVS) and toilet training.
METHODS: The present study consists of a descriptive, epidemiologic, cross sectional, observational research. 167 professionals whose status were “teacher” or “class assistent” from nine Day Care Centers were surveyed. The questionnaire included two items regarding basic professional information and nine items regarding one’s perception of dysfunctional voiding symptoms.
RESULTS: 39 teachers (23,3%) had their perception characterized as “inadequate”, 87% (52,1%) as “intermediate” and 41 (24,6%) as “adequate”. A marginal association between longer career in teaching and greater number of correct answer was observed (p = 0.062, IC = 95%). 87% said that toilet training is to begin before the child has completed 2 years of age. 71% of the surveyed believe that they don’t know enough about dysfunctional voiding and 97% wish they had more information about this topic.
CONCLUSIONS: Perception about dysfunctional voiding and toilet training of only a quarter of the surveyed is considered “adequate”. However, a great majority of them are unhappy with their knowledge regarding this topic and are willing to receive more information about disfunctional and toilet training.
Keywords:
child, preschool, elimination disorders, child day care centers, urology, lower urinary tract symptoms.