ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr



Editorial - Ano 2012 - Volume 2 - Número 1

Residência pediátrica – ano 2; número 1

Residência pediátrica – ano 2; número 1


Este número da revista Residência Pediátrica (RP) contém - assim como nos exemplares anteriores - tópicos relativos a diversas áreas da pediatria, contando com a colaboração de profissionais altamente qualificados e comprometidos com a educação médica continuada. A RP, garantindo o espaço de publicação, com divulgação e discussão de pesquisas conduzidas por residentes, representa a valorização e a contribuição da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na formação do pediatra, profissional que terá a enorme responsabilidade de cuidar das crianças e dos adolescentes brasileiros.

O presente número não só proporciona uma leitura ágil e agradável, mas também possibilita atualizar e aprofundar o conhecimento em determinadas situações clínicas de importância prática e epidemiológica e, que muitas vezes, constituem-se em desafios diante de casos similares. A abordagem de temas como sífilis congênita, tabagismo, má-formação pulmonar e cardíaca e uso de anti-histamínico (prometazina) permite rever conceitos básicos, fisiopatologia e terapêutica e, consequentemente, auxiliar na atuação em ambulatórios, enfermarias e emergências.

A preparação metodológica para pesquisa clínica, objetivo complementar na formação do residente, é essencial para uma análise crítica adequada de artigos científicos publicados na literatura mundial. "Estudos de Coorte" é o capítulo atual da série "Como Ler e Escrever Artigos Científicos".

O tema "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Saúde da Criança" ressalta a necessidade urgente de se reduzir a mortalidade infantil e melhorar o acesso aos serviços de saúde, garantindo, dessa forma, a sobrevivência, o desenvolvimento e a proteção das crianças – um direito constitucionalmente adquirido.

Agradeço, em nome de todo o Corpo Editorial, pelo apoio, comentários e sugestões que recebemos dos leitores da RP em 2011. Em muito nos auxilia na busca permanente pela qualidade.

Incentivo a todos os residentes, alvo da RP, para que submetam seus trabalhos científicos, incluindo os casos clínicos. Contribuam para o desenvolvimento e aperfeiçoamento, tanto pessoal quanto de nossa especialidade.

Que 2012 seja uma ano muito produtivo para todos nós!

Marilene Crispino Santos
Editora adjunta