Editorial - Ano 2019 - Volume 9 - Número 2

A anamnese e o exame físico

Medical history and physical examination
A anamnese e o exame físico


O artigo “Febre Maculosa Brasileira: Importância do Diagnóstico e Tratamento Precoces” neste número da RP dá destaque a uma doença potencialmente grave e que se caracteriza por manifestações clínicas inespecíficas. Embora já descrita no século passado, a febre maculosa é, ainda hoje, pouco conhecida em nosso meio. Além disso, dependendo do estágio de evolução, o diagnóstico diferencial inclui uma variedade de doenças que requerem tratamentos diversos.

A possibilidade de se evitar desfechos fatais depende do início precoce de um tratamento acessível e barato. Para tanto, como em outras condições em Pediatria, é necessário se obter uma anamnese e exame físico abrangentes e cuidadosos aliados a um alto nível de suspeição. Num momento epidemiológico em que enfermidades como dengue acometem um grande número de brasileiros, não podemos deixar de estar alertas a outras possibilidades diagnósticas.

No mesmo sentido, o artigo “Eritema Nodoso por Contraceptivo Injetável em Pediatria” também nos desafia a não cristalizarmos nosso raciocínio e a pensarmos além do convencional diante das diferentes causas possíveis de uma condição clínica.

Este número da RP nos incentiva a cultivar o raciocínio aguçado e a valorizar a modernidade daquilo que há de mais clássico na Medicina e na Pediatria: a anamnese e o exame físico.

Boa leitura!










Editora adjunta da revista Residência Pediátrica. Doutora em Medicina (Saúde da Criança e do Adolescente) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Data de Submissão: 05/05/2019
Data de Aprovação: 05/05/2019