ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr



Ponto de Vista - Ano 2020 - Volume 10 - Número 2

Coronavirus: a pandemia da dor e do despertar da Medicina!

Coronavirus: the pandemic of pain and the awakening of Medicine!


No século XXI, a despeito dos avanços da modernidade, dos recursos tecnológicos e do materialismo, estamos sendo desafiados e até o momento vencidos por um vírus.

Os médicos jovens, os residentes, os especializandos, estão em início da carreira médica, enfrentando uma pandemia algo inesperada que começou do outro lado do mundo e não poupa a pobreza e outra doenças endêmicas que já atormentam o nosso país. Vão precisar de força e muita determinação. Será necessária uma rápida mudança de paradigma: o profissionalismo aliado à compaixão, a dedicação ao outro e a proteção a si próprio, enfim, o exercício da medicina nua e crua, sem tempo para treinar. Os sentimentos que são o coração da Medicina terão de brotar! Muitos sentirão suas vocações testadas, postas à prova, e muitos terão um lindo despertar para a vida médica. Para a vida médica fora dos aplicativos dos celulares, dos protocolos, do mundo virtual. Para a medicina pura e simples, que visa salvar vidas e diminuir o sofrimento do próximo, olhando diretamente em seus olhos.

O coronavírus gera um grave envolvimento sistêmico e respiratório num percentual pequeno de pessoas mas que representa, em números absolutos, uma ameaça à capacidade de atendimento hospitalar público e privado. Vemos com orgulho o papel do SUS, das universidades públicas e das parcerias público privadas no enfrentamento da COVID-19 no Brasil. Durantes as internações, visitas são proibidas e o ser humano sofre sozinho, morre sozinho, sem amigos ou familiares. Só lhes resta a equipe de saúde, que mais do que nunca precisa se unir e entender a importância da integração multiprofissional. A maior parte dos infectados apresentará quadros leves, mas será responsável pela disseminação da doença fatal para outros, caso não respeitem as recomendações de isolamento social. Vejam que lição: todos dependendo uns dos outros, e do bom relacionamento entre a saúde, a economia e o poder público. Todos temendo uma doença ainda sem protocolo para nos salvar!

Ainda não estamos no pico da epidemia, mas lá certamente vamos chegar. E vamos precisar de vocês responsáveis, amáveis e principalmente saudáveis. Exercitem as ações de prevenção, higiene e respeito a si mesmo e ao próximo. É preciso EPIs para trabalhar, manter distância entre os colegas durante a discussão dos casos, ter o descanso necessário e proteger suas famílias.

As sociedades médicas se unem ao SUS trazendo estudos e atualizações éticas que devem embasar as condutas e ampliar o conhecimento sobre a pandemia. No caso das crianças, a SBP tem tido papel importante liberando quase diariamente orientações em várias áreas de atuação para ajudar o pediatra. Consultem com frequência o site!


Sugestões de leitura

Covid-19 em crianças: envolvimento respiratório. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/?shva=1#search/sbp/FMfcgxwHMZSBkzvppbVXWdsgBkdjzbjr

O aleitamento materno nos tempos do COVID-19! Disponível em:

https://mail.google.com/mail/u/0/?shva=1#search/sbp+covid+19/FMfcgxwHMPdRPRfZMpdfFZWcKqqzRDnD

Recomendações para assistência ao recém-nascido nas sala de parto de mãe com COVID-19 suspeita ou confirmada. Disponível em:

https://mail.google.com/mail/u/0/?shva=1#search/sbp+covid+19/FMfcgxwHMZLFPfTqCKNjszvFzntzNbzk










Membro do Conselho Editorial Executivo da Residencia Pediatrica
Presidente do DC de Pneumologia da SBP

Data de Submissão: 08/04/2020
Data de Aprovação: 09/04/2020