ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr



Editorial - Ano 2020 - Volume 10 - Número 1

Dra. Ludma e seu pioneirismo: in memoriam

In memory of Dr. Ludma, a true pioneer


Aos 98 anos, em outubro de 2019, faleceu a Dra. Ludma Trotta Dallalana. Eu a conheci há mais de 30 anos, à época da criação do Comitê de Doenças do Aparelho Respiratório da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ). Era um grupo que se formava naquela época e que passou a se reunir no Instituto Fernandes Figueira (IFF). A Dra. Ludma era uma das figuras mais destacadas daquele Instituto, onde criara o primeiro centro de referência em fibrose cística do Rio de Janeiro. Havia mantido há alguns anos contatos com o introdutor do teste do suor (TS), o doutor Di Sant’Agnese, e instituiria este teste no IFF, em 1967, com zelo e cuidadosa supervisão. Estava iniciando parceria com um serviço universitário para o estudo microbiológico de secreções de pacientes com fibrose cística (FC). Seu pioneirismo na FC foi inconteste, o que a levou algum tempo após a integrar o Grupo Brasileiro de Fibrose Cística, ao lado de outros especialistas brasileiros, à semelhança do que já havia sido feito na Argentina e em outros países.

Estudava com afinco a FC e apresentou palestras e aulas em vários eventos no Brasil. Formou diversos pediatras no manejo da FC no IFF e, por extensão, no Brasil. Quem a conheceu sabe o grau de profundidade de seu conhecimento da FC e, por outro lado, o quanto lhe custava do ponto de vista emocional ter que fazer uma apresentação. Quanto sofrimento!

Depois o Comitê passou a se reunir em outros locais e sua presença discreta e competente era constante. Sua generosidade me calou fundo e fiquei eternamente grato à Dra. Ludma, quando na década de 1990 fiquei doente, acamado com hepatite, e recebi por várias vezes doces que ela me mandava! Com o tempo, sua presença foi se tornando mais rara. Passou a compor o grupo de consultores do Comitê e não a vi mais pessoalmente. Sabia, no entanto, de sua dedicação aos estudos, pois até recentemente manteve-se atualizada. Suas contribuições refletiram o conhecimento atual que ela sempre teve sobre a doença.

Sua dedicação à Pediatria foi exemplar. Fica a saudade de uma médica valorosa e pioneira. Muita saudade!



Clemax Couto Sant’Anna
Editor científico



Data de Submissão: 06/10/2019
Data de Aprovação: 07/10/2019