Comunicaçao Breve
-
Ano 2021 -
Volume 11 -
Número
1
O periódico Residência Pediátrica e a divulgação de informação em tempos de COVID-19
The Pediatric Residency journal and the dissemination of information in times of COVID-19
Bruna Brasil Seixas Bruno1; Marilene Augusta Crispino Santos2; Leonardo Santos Martes3; Clemax Couto Sant’Anna4; Marcia Alves Galvão5
RESUMO
OBJETIVOS: Apresentar o procedimento adotado pela revista RP sobre disponibilização de visualização rápida e ágil do conteúdo de artigos sobre COVID-19, enviados e aceitos para publicação, imediatamente após terem sido aprovados pelos revisores.
MÉTODOS: Elaboração de exemplar especialmente voltado para temas sobre COVID-19, com estabelecimento de um fluxo prioritário para agilizar as avaliações por pares dos manuscritos submetidos.
RESULTADOS: Leitores são beneficiados com a oportunidade de uma leitura antecipada de temas relevantes que ainda demandarão um certo tempo para que sejam disponibilizados, dada a rotina de todo o processo de editoração.
CONCLUSÕES: Uma simples iniciativa, como a “visualização pré-publicação” poderá servir de estímulo para que outros periódicos de acesso aberto possam aderir a esse modelo simplificado, ampliando a rede de comunicação entre pesquisadores.
Palavras-chave:
COVID-19, Publicação Periódica, Comunicação e Divulgação Científica, Pediatria.
ABSTRACT
OBJECTIVES: To present the procedure adopted by the PR journal on providing quick and agile visualization of the content of articles on COVID-19, sent and accepted for publication, immediately after being approved by the reviewers.
METHODS: Preparation of a copy specially focused on COVID-19 themes, with the establishment of a priority flow to speed up the peer reviews of the submitted manuscripts.
RESULTS: Readers benefit from the opportunity to read relevant topics in advance, which will still require a certain amount of time to be made available, given the routine of the entire publishing process.
CONCLUSIONS: A simple initiative, such as the “pre-publication visualization”, may serve as a stimulus for other open access journals to follow this simplified model, expanding the communication network between researchers.
Keywords:
COVID-19, Periodical, Scientific Communication and Diffusion, Pediatrics.
A RESIDÊNCIA PEDIÁTRICA E A COMUNICAÇÃO DIGITAL
A Residência Pediátrica (RP)1 é uma revista eletrônica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), publicada em português e inglês, de periodicidade quadrimestral, em fluxo contínuo, e é destinada aos médicos residentes da especialidade e áreas afins. O conteúdo da revista pode ser acessado livremente e a prioridade é contribuir para a formação acadêmica dos residentes e incentivá-los a uma participação ativa na produção científica sobre temas pediátricos e relacionados à adolescência. O processo de avaliação dos trabalhos submetidos é feito por pares.
A RP1 adotou a licença Creative Commons Attruition 4.0 Internacional License (CC-BY) e está indexada pelo Sistema Regional de Información em línea para revistas científicas da América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex), no Directory of Open Acess Journals (DOAJS), China Knowledge Resource Integrated Database (CNKI), Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim), Google Scholar, Portal de Periódicos CAPES/MEC, Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB), Revistas de Livre Acesso (LivRe) e Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.Org). Quanto ao seu arquivamento, o periódico utiliza o sistema Controlled LOCKSS (CLOCKSS).
Hoje, com os avanços tecnológicos alcançados e com a enorme quantidade de artigos científicos que diariamente são publicados, percebe-se uma exigência cada vez maior ao acesso de modo fácil e rápido às informações científicas atualizadas2. É a praticidade, associada à recuperação imediata das informações armazenadas, que acarreta uma demanda crescente por informações no ambiente eletrônico.
Nesse sentido, o periódico científico tem um papel fundamental na disseminação do conhecimento3,4, na troca de experiências, no compartilhamento e replicação de pesquisas, além de possibilitar uma comunicação dinâmica entre os membros acadêmicos.
A RP, ciente da importância de seu papel no processo digital da comunicação científica, tem se mantido vigilante aos temas socioepidemiológicos cujos conteúdos venham atender às expectativas de seu público-alvo e, dessa forma, contribuir para o avanço da ciência.
A PANDEMIA PELA COVID-19 E A LITERATURA MÉDICA
Estamos agora, em 2020, vivenciando um período desafiador para a ciência médica5,6. Desde a última epidemia causada pelo vírus influenza no século passado, não enfrentávamos um cenário tão amedrontador. Desestruturando os sistemas de saúde e a economia dos países acometidos, a nova doença COVID-19 transformou-se em um enorme fardo social, econômico e médico dos tempos modernos. Diante da emergência e das incertezas causadas por esse coronavírus, muitas revistas têm possibilitado o acesso aberto aos seus conteúdos7. Assim, compartilhar os resultados das pesquisas realizadas e outras informações clínicas, epidemiológicas e preventivas que emergem diariamente - de forma ágil e em tempo real - é fundamental para informar ao público, salvar vidas e deve ser uma iniciativa prioritária da política editorial dos periódicos científicos8,9.
Com o objetivo de identificar numericamente as publicações cujas seleções de amostra envolvessem a faixa etária pediátrica, foi feito um levantamento em 20 de agosto de 2020 da literatura pertinente. Utilizou-se exclusivamente dados do PubMed10, por ter registrado desde o início de 2020 artigos sobre COVID-19 com os mais variados desenhos de estudo, incluindo os experimentais, os relatos clínicos, os protocolos, as opiniões de especialistas e os estudos observacionais entre outros. Aplicando-se filtros por “idade”, “dentro do último ano” e as palavras chaves: “COVID-19” OR “coronavirus” OR “SARS-CoV-2” OR “pandemic” encontrou-se um total de 1.713 artigos, correspondendo a apenas 3,75% do total de publicações. Nesse contexto, entende-se que ainda é necessário um aumento exponencial de pesquisas e de publicações na área pediátrica a fim de que novos conhecimentos agreguem benefícios mais significativos à saúde pública de uma maneira geral e à população pediátrica em particular.
A RESIDÊNCIA PEDIÁTRICA E DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO: “VISUALIZAÇÃO PRÉ-PUBLICAÇÃO”
O objetivo do presente trabalho é o de apresentar o procedimento adotado pela revista RP no sentido de disponibilizar uma visualização rápida e ágil do conteúdo de artigos sobre COVID-19, enviados e aceitos para publicação, imediatamente após terem sido aprovados pelos revisores.
O passo inicial do corpo editorial da RP para concretizar essa iniciativa, foi a elaboração de um exemplar especialmente voltado para temas sobre COVID-19. O passo seguinte foi o estabelecimento de um fluxo prioritário para agilizar as avaliações por pares dos manuscritos submetidos, ou seja, o período entre a submissão e a publicação, ficou significativamente reduzido para os trabalhos relacionados à COVID-19. Os editores e os revisores, em conjunto, passaram a priorizar, portanto, os artigos da edição especial.
Devido ao fato de a RP não trabalhar com repositório preprint ou com sistema de publicação posprint, que agilizam a divulgação de manuscritos, idealizou-se uma nova forma de acesso rápido ao material recém-aprovado, que recebeu a denominação de “visualização pré-publicação”. Trata-se de disponibilizar on-line, de forma imediata todo o material aprovado, mas ainda não diagramado e sem o DOI correspondente. Desse modo os leitores são beneficiados com a oportunidade de uma leitura antecipada de temas relevantes que ainda demandarão um certo tempo para que sejam disponibilizados, dada a rotina de todo o processo de editoração.
Independentemente e de forma simultânea, esses artigos seguem para a versão na língua inglesa e diagramação nos dois idiomas (português e inglês). Quando já se encontram prontos para publicação na versão final, a apresentação na forma de “visualização pré-publicação” deixará de existir e dará origem à edição especial no modelo em fluxo contínuo.
A Figura 1, a seguir, apresenta de forma ilustrativa todo o processo.
Figura 1. Processo de “visualização pré-publicação” dos artigos sobre COVID-19 do periódico Residência Pediátrica.
COMENTÁRIOS FINAIS
O objetivo deste trabalho, apesar das limitações, foi o de contribuir para o avanço no conhecimento da COVID-19, onde incertezas e questionamentos ainda necessitam de respostas claras, seguras e imediatas. Uma simples iniciativa, como a “visualização pré-publicação” poderá servir de estímulo para que outros periódicos de acesso aberto, possam aderir a esse modelo simplificado ampliando a rede de comunicação entre pesquisadores e, com isso ajudando a comunidade científica nas decisões baseadas em evidencia, sempre com informações atualizadas em diagnóstico, tratamento e prevenção - recursos essenciais também para profissionais da saúde que atuam na linha de frente da epidemia e buscam melhorar cada vez mais a prática médica diária.
REFERÊNCIAS
1. Residência Pediátrica (RP). Página inicial [Internet]. Rio de Janeiro: SBP; 2020; [citado 2020 Ago 20]. Disponível em: http://residenciapediatrica.com.br/
2. Brito GN, Lima IF. Periódicos científicos como fonte de Informação: um estudo na Informação & Sociedade e na Biblionline. RDBCI [Internet]. 2015 Dez; [citado 2020 Ago 20]; 1(2):49-60. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/42
3. Ohira MLB, Prado NS. Análise dos periódicos eletrônicos (full text) em ciência da informação: América Latina, Caribe, Portugal e Espanha. Inf Inf Londrina [Internet]. 2003 Jan/Jul; [citado 2020 Ago 25]; 8(1):1-24. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2010/06/pdf_3a7f107d1b_0010791.pdf
4. Barbalho CRS. Periódicos científicos em formato eletrônico: elementos para sua avaliação [Internet]. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação; Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisplinares da Comunicação; 5-9 set 2005; [acesso em 2020 Ago 20]; Rio de Janeiro (RJ): Intercom; 2005. p. 1-18. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/144299010318091916156725937486754826190.pdf
5. Moreira LFP. The importance of scientific publications in times of pandemic crisis Clinics. 2020; [citado 2020 Ago 25]; 75:e1895. DOI: https://doi.org/10.6061/clinics/2020/e1895
6. Larivière V, Shu F, Sugimoto C. O surto de coronavírus (COVID-19) ressalta sérias deficiências na comunicação científica. SciELO [Internet]. 2020; [citado 2020 Ago 26]. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2020/03/12/o-surto-de-coronavirus-covid-19-ressalta-serias-deficiencias-na-comunicacao-cientifica/
7. Packer AL. O modelo SciELO de publicação como política pública de acesso aberto. SciELO [Internet]. 2019; [citado 2020 Ago 26]. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2019/12/18/o-modelo-scielo-de-publicacao-como-politica-publica-de-acesso-aberto/
8. Nassi-Calò L. Postar preprints antes da avaliação por pares está associado à maior visibilidade e citação dos artigos publicados. SciELO [Internet]. 2020; [citado 2020 Ago 26]. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2020/01/29/postar-preprints-antes-da-avaliacao-por-pares-esta-associado-a-maior-visibilidade-e-citacao-dos-artigos-publicados/
9. Araújo RF. Presença web e métricas de mídias sociais de artigos compartilhados no Twitter – entrevista com Stefanie Haustein. SciELO [Internet]. 2019; [citado 26 Ago 2020]. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2019/06/11/presenca-web-e-metricas-de-midias-sociais-de-artigos-compartilhados-no-twitter/
10. National Library of Medicine (NIH). Homepage - PubMed [Internet]. Maryland: NIH; 2020; [citado 2020 Ago 20]. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov
1. Editora técnica da revista Residência Pediátrica. Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá
2. Editora científica da revista Residência Pediátrica. Doutora em Medicina (Pesquisa Clínica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
3. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Pós-graduação em Comunicação Empresarial pelo Instituto A vez do Mestre (AVM)/Universidade Cândido Mendes
4. Professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
5. Editora adjunta da revista Residência Pediátrica. Doutora em Medicina (Saúde da Criança e do Adolescente) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Endereço para correspondência:
Bruna Brasil Seixas Bruno
Sociedade Brasileira de Pediatria
Rua Santa Clara, nº 292, Copacabana
Rio de Janeiro - RJ. Brasil. CEP: 22041-012
E-mail: bruna.bruno@sbp.com.br
Data de Submissão: 10/09/2020
Data de Aprovação: 02/10/2020