Artigos do Autor
2 resultado(s) para:
Carlos Tourinho Lapa Filho
ACUTE PERICARDITIS SECONDARY TO COVID-19 IN NEWBORN: CASE REPORT
Pericardite aguda secundária à COVID-19 em recém-nascido: relato de caso
Hannah Fernandes Lapa; Carolina Gotardo Alencar; Carlos Tourinho Lapa Filho; Paulo José Melo Menezes; Alex Santos Santana; André Luís Moura Sotero; Roseane Lima Santos Porto
Resid Pediatr. 2020;10(3):1-4 - Relato de Caso
- DOI: 10.25060/residpediatr-2020.v10n3-387
OBJETIVOS: Descrever o caso de um recém-nascido portador da COVID-19 que evoluiu com pericardite aguda evidenciada por ecocardiograma.
MÉTODOS: As informações contidas nessa descrição foram obtidas por meio de revisão de prontuário e entrevista com equipe médica.
DISCUSSÃO: Em neonatos, a infecção pelo SARS-CoV-2 normalmente é assintomática ou se manifesta com sintomas leves. A pericardite aguda é uma patologia benigna e autolimitada quando não associada a derrame e constrição pericárdica. Sua principal etiologia na faixa pediátrica é viral e por ser pouco sintomática, uma das possibilidades é que o achado na COVID-19 seja subdiagnosticado.
CONCLUSÃO: A pericardite aguda isolada associada à infecção pelo novo coronavírus é um distúrbio raro e sem relatos na população pediátrica. São necessários estudos que avaliem melhor a prevalência e desfechos cardiológicos nesse grupo.
Cow's milk protein allergy and primary health care: a narrative review of current guidelines
Alergia às proteínas do leite de vaca e a atenção primária à saúde: uma revisão narrativa das diretrizes atuais
Carlos Tourinho Lapa Filho; Hannah Fernandes Lapa; Jackeline Motta Franco; Sarah Cristina Fontes Vieira; Dirceu Solé; Mário César Vieira; Ricardo Queiroz Gurgel
Resid Pediatr. 2022;12(3):1-9 - Artigo de Revisao
- DOI: 10.25060/residpediatr-2022.v12n3-526
OBJETIVOS: Realizar uma revisão narrativa da literatura sobre as diretrizes atuais para alergia alimentar e disponibilizar algoritmos com as principais recomendações para manejo de alergia às proteínas do leite de vaca (APLV) em crianças na atenção primária.
MÉTODOS: Foram pesquisadas publicações relevantes nas bases de dados Cochrane Library, MEDLINE, PubMed, Guidelines International Network, National Guidelines Clearinghouse and National Institute for Health e Clinical Excellence (NICE) com utilização das palavras-chaves sobre o tema e os artigos encontrados foram revisados, assim como as recomendações do guia e do consenso nacional de alergia alimentar.
CONCLUSÃO: Diagnóstico e tratamento adequados de APLV em crianças são fundamentais, considerando seu impacto nutricional, emocional e socioeconômico. As diretrizes de prática clínica disponibilizam recomendações baseadas em evidência científica melhorando a qualidade do cuidado, entretanto sua implementação prática é um desafio. Ademais, a escassez de algoritmos que favoreçam a acessibilidade à informação dos extensos conteúdos científicos disponibilizados é uma realidade que torna relevante a proposta de um manejo de APLV na atenção primária que seja mais prático, aplicável e acessível, de modo a consolidar uma prática clínica baseada em evidência científica.