ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr

Artigos do Autor

2 resultado(s) para: Larissa Cristina Nascimento

Anemia hemolítica autoimune e lesão renal aguda associadas a infecção por Mycoplasma pneumoniae

Autoimmune hemolytic anemia and acute kidney injury associated with Mycoplasma pneumoniae infection

Anemia hemolítica autoinmune y lesión renal aguda asociadas a infección por Mycoplasma pneumoniae

Larissa Cristina Nascimento; Pollyana Cristina Bernardes Valize; Laura Silva Cardoso; Andressa Cristine Nascimento

Resid Pediatr. 2016;6(2):87-90 - Relato de Caso - DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2016.v6n2-09

Resumo PDF English PDF Português PDF Español
Mycoplasma pneumoniae é um patógeno respiratório comum, responsável por uma variedade de manifestações infecciosas que vão desde uma infeção de vias aéreas superiores até uma pneumonia de apresentação atípica grave com manifestações extrapulmonares associadas ou não a sintomas respiratórios, como a anemia hemolítica autoimune e a lesão renal aguda. Formação de crioaglutininas é frequentemente observada durante essas infecções, caracterizando a doença da crioaglutinina. Existem alguns relatos de doença da crioaglutinina grave associada à infecção por Mycoplasma pneumoniae. Relatamos aqui o caso de uma criança com quadro grave de anemia hemolítica autoimune e lesão renal aguda associadas à infeção por Mycoplasma pneumoniae.

Piropoiquilocitose hereditária no período neonatal - relato de caso

Hereditaryl Pyropoikilocytosis in the Neonatal Period - Case Report

Piropoiquilocitose hereditária no período neonatal - relato de caso

Ana Beatriz Teodoro Borges; Magda Regina Silva Moura; Larissa Cristina Nascimento; Adilson Botelho Filho; Caroline Geraldo; Jéssica de Oliveira Franco; Júlia Machado Fernandes; Ana Paula Cicci de Castro Coutinho

Resid Pediatr. 2023;13(4):1-4 - Relato de Caso - DOI: 10.25060/residpediatr-2023.v13n4-721

Resumo PDF English PDF Português
A Piropoiquilocitose Hereditária é uma forma rara e grave da Eliptocitose, caracterizando-se por uma alteração no esqueleto da membrana dos glóbulos vermelhos. Trata-se de uma condição autossômica dominante com penetrância variável na eliptocitose, podendo estar em homozigose ou dupla heterozigose na Piropoiquilocitose, inicia-se desde o período neonatal, com manifestações clínicas de icterícia persistente. Relata-se aqui caso de uma recém-nascida com icterícia persistente, associada à anemia com necessidade de hemotransfusão. A evolução clínica e os achados laboratoriais foram conclusivos para o diagnóstico de Piropoiquilocitose Hereditária.