Artigos do Autor
2 resultado(s) para:
Roberto Santoro Almeida
Adolescence and contemporary - biopsychosocial aspects
Adolescencia y contemporaneidad - aspectos biopsicosociales
Roberto Santoro Almeida
Resid Pediatr. 2015;5(3 Supl.1):13-16 - Artigo de Revisao
INTRODUÇÃO: O presente artigo realiza uma revisão das principais características da adolescência, integrando conhecimentos das perspectivas biológica, psicológica e social. Destaca-se a importância das experiências interpessoais para o desenvolvimento normal na adolescência.
OBJETIVO: Apresentar as principais características da adolescência no mundo contemporâneo, por uma perspectiva integral.
MÉTODO: Revisão de livros e artigos pertinentes a uma exploração complexa do tema.
RESULTADOS: Apresenta-se uma visão panorâmica da adolescência.
CONCLUSÃO: A adolescência nas sociedades contemporâneas se constitui como fenômeno complexo, cuja compreensão requer a integração de diversas perspectivas (biológica, psicológica, social). O desenvolvimento na adolescência depende do ambiente humano, composto pela família e pela sociedade. Falhas ambientais resultam em deficiências estruturais e funcionais da mente.
COVID-19 pandemic: practical guide for promoting the mental health of children and adolescents
Pandemia de COVID-19: guia prático para promoção da saúde mental de crianças e adolescentes
Roberto Santoro Almeida; Adriana Rocha Brito; Ana Silvia Mendonça Alves; Cecy Dunshee de Abranches; Daniele Wanderley; Gabriela Crenzel; Rossano Cabral Lima; Vera Ferrari Rego Barros
Resid Pediatr. 2020;10(2):1-4 - Artigo Original
- DOI: 10.25060/residpediatr-2020.v10n2-318
OBJETIVOS: Fornecer ao pediatra recomendações úteis para ajudar as famílias a minimizar o impacto da pandemia de COVID-19 e do isolamento social na saúde mental de crianças e adolescentes.
MÉTODOS: Este artigo é baseado na revisão de literatura recente publicada sobre o tema e na experiência clínica dos autores.
RESULTADOS: Os pais estão sendo desafiados pelas mudanças de vida exigidas pela nova situação, e precisam gerenciar favoravelmente o dia a dia de seus filhos, minimizando o impacto das atuais circunstâncias na sua saúde mental.
CONCLUSÕES: Todo período de crise gera incertezas e medo, mas também pode se apresentar como oportunidade para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Esta fase difícil pode ser propícia para o aprofundamento da relação dos pais com seus filhos.