ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr

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1 resultado(s) para: Exercício de Simulação Educação Baseada em Competências Tratamento de Emergência Pediatria Corpo Clínico Hospitalar

Treino de simulação na sala de emergência - a experiência de um serviço de pediatria

Simulation training in the emergency room: experience in a pediatric service

Treino de simulação na sala de emergência - a experiência de um serviço de pediatria

Cristiana Ferreira Martins; Joana Maria Cotrim; Eurico Jorge Gaspar; Juan Cabezas Calviño

Resid Pediatr. 2018;8(3):118-122 - Artigo Original - DOI: 10.25060/residpediatr-2018.v8n3-02

Resumo PDF English PDF Português
As simulações na sala de emergência (SE) pretendem reproduzir quadros clínicos de emergência e orientar a sua avaliação e tratamento no local habitual de trabalho com os materiais e recursos humanos disponíveis no serviço. A intenção é melhorar o desempenho dos profissionais como equipe, incluindo a interiorização da sequência de avaliação e eventuais tratamentos, assim como a comunicação e coordenação entre os diferentes elementos da equipe médica e de enfermagem, para lograr o objetivo final de melhorar a assistência ao doente grave. No serviço de pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) são realizados treinos de simulação desde 2013. É por todos sabido o potencial de aprendizagem que as simulações proporcionam. Os autores pretenderam averiguar o seu impacto na equipe, e para isso foi realizado em 2015 um inquérito anônimo aos participantes no projeto. Verificamos que as simulações melhoraram a impressão subjetiva dos profissionais no que diz respeito não só às competências técnicas como intubação endotraqueal, utilização de ventilador e desfibrilador, drenagem torácica e pericardiocentese, mas também às decisões que visam garantir a segurança dos pacientes.