RESUMO
OBJETIVO: Atualização da literatura sobre o papel do pediatra na prevenção de acidentes. Fontes dos dados: Revisão quase-sistemática dos bancos MEDLINE, SciELO e Google Acadêmico, com combinações das palavras injúria, acidente, violência, prevenção, orientação; revisão não-sistemática de capítulos de livros e artigos clássicos.
SÍNTESE DOS DADOS: O pediatra tem responsabilidade de proteger crianças de danos à saúde, dentre cujas causas preponderam as injúrias ou traumas por mecanismos externos. Há embasamento científico para que a orientação para a segurança seja um componente essencial da puericultura. A promoção da segurança pressupõe a mesma concepção semiológica da consulta pediátrica. Medidas efetivas de prevenção podem ser definidas a partir da análise de fatores de risco socioambientais; os principais são entornos inseguros, pobreza, baixo nível de educação, desemprego, habitações precárias, famílias numerosas, álcool e drogas, estresse, idade, sexo. Ações preventivas bem sucedidas combinam estratégias passivas e ativas, nos campos da legislação, modificação de produtos, economia, educação, modificação ambiental e atendimento de emergência. A orientação preventiva no âmbito do ambulatório é efetiva e é potencializada pelo fornecimento de material impresso e indicação de material na internet. O Relatório Mundial para a Prevenção de Injúrias em Crianças formulou as medidas de ação mais efetivas na prevenção de injúrias no trânsito, afogamento, queimaduras, quedas e intoxicações. O papel do pediatra é identificar crianças mais vulneráveis, fornecer orientação antecipatória de segurança, indicar aos pais fontes de orientação, auxiliar na coleta de dados estatísticos, atuar como consultor na elaboração de políticas públicas de segurança, colaborar em ações promotoras de segurança e promover a conscientização de seus colegas sobre promoção da segurança.
CONCLUSÕES: A prevenção de acidentes é um componente essencial da consulta pediátrica, mas a educação é insuficiente; o pediatra tem que se engajar em ações interdisciplinares e próprias da comunidade.
Palavras-chave:
adolescente, criança, educação para a saúde, ferimentos e lesões, orientação infantil, prevenção de acidentes, segurança.
ABSTRACT
OBJECTIVE: Literature update on pediatrician's role in accident prevention. Sources: Quasi-systematic review of MEDLINE, SciELO and Google Scholar databases, using combinations of the words injury, accident, violence, prevention, guidance; non-systematic review of book chapters and classic articles.
SUMMARY OF THE FINDINGS: Pediatricians have a responsibility to protect children from harms to health, among whose causes predominate injuries or trauma by external mechanisms. There is scientific basis to make safety guidance an essential component of childcare. Promoting safety requires the same semiotic conception of any pediatric visit. Effective preventive measures can be defined from the analysis of social and environmental risk factors; the main ones are unsafe environments, poverty, low education, unemployment, substandard housing, large families, alcohol and drugs, stress, age, sex. Successful preventive actions combine passive and active strategies in the fields of legislation, engineering, economics, education, environmental modification and emergency care. Preventive guidance within the clinical context is effective and is enhanced by providing printed materials and signposting of materials on the Internet. The World Report on Child Injury Prevention formulated measures for effective action in preventing traffic injuries, drowning, burns, falls and poisoning. The role of the pediatrician is to identify the most vulnerable children, provide anticipatory guidance for safety, indicate sources of guidance to parents, help to gather statistical data, act as consultant in the making of safety public policies, collaborate on safety promoting actions, and promote awareness of his colleagues on safety promotion.
CONCLUSIONS: Accident prevention is an essential component of the pediatric visit, but health education is not sufficient; pediatricians must get involved in interdisciplinary actions within the community.
Keywords:
accident prevention safety, adolescent, child, child guidance, health education, injuries.
RESUMEN
OBJETIVO: Actualización de la literatura sobre el rol del pediatra en la prevención de accidentes. Fuentes de los datos: Revisión casi sistemática de los bancos MEDLINE, SciELO y Google Académico, con combinaciones de las palabras injuria, accidente, violencia, prevención, orientación; revisión no sistemática de capítulos de libros y artículos clásicos.
SÍNTESIS DE LOS DATOS: El pediatra tiene responsabilidad de proteger a los niños contra daños a la salud, entre cuyas causas preponderan las injurias o traumas por mecanismos externos. Hay embasamiento científico para que la orientación para la seguridad sea un componente esencial de la puericultura. La promoción de la seguridad presupone la misma concepción semiológica de la consulta pediátrica. Medidas efectivas de prevención pueden definirse desde el análisis de factores de riesgo socioambientales; los principales son entornos inseguros, pobreza, bajo nivel de educación, desempleo, habitaciones precarias, familias numerosas, alcohol y drogas, estrés, edad, sexo. Acciones preventivas exitosas combinan estrategias pasivas y activas, en los campos de la legislación, modificación de productos, economía, educación, modificación ambiental y atención a emergencia. La orientación preventiva en el ámbito del ambulatorio es efectiva y se potencializa por el suministro de material impreso e indicación de material en la internet. El Informe Mundial para la Prevención de Injurias en Niños formuló las medidas de acción más efectivas en la prevención de injurias en el tránsito, ahogamiento, quemaduras, caídas e intoxicaciones. El rol del pediatra es identificar a niños más vulnerables, suministrar orientación anticipada de seguridad, indicar a los padres fuentes de orientación, auxiliar en la recogida de datos estadísticos, actuar como consultor en la elaboración de políticas públicas de seguridad, colaborar en acciones promotoras de seguridad y promover la concientización de sus colegas sobre promoción de la seguridad.
CONCLUSIONES: La prevención de accidentes es un componente esencial de la consulta pediátrica, pero la educación es insuficiente; el pediatra hay que comprometerse en acciones interdisciplinarias y propias de la comunidad.
Palabras-clave:
adolescente, agravio, educación para la salud, injuria, niño, orientación, seguridad.