RESUMO
OBJETIVO: A tuberculose (TB) infantil é assunto de grande relevância e, por haver dificuldades por parte dos pediatras sobre vários aspectos da doença e da infecção latente (ILTB), busca-se conhecer quais são estas dificuldades, para promover meios de divulgação da informação.
MÉTODOS: Este trabalho consistiu em agrupar as perguntas mais frequentes dos pediatras sobre TB na criança e no adolescente, realizadas em oito Congressos Brasileiros de Pediatria e de Pneumologia Pediátrica em um período de 12 anos, de 2003 a 2015.
RESULTADOS: Cerca de 200 perguntas foram anotadas pelos autores, referentes a: diagnóstico na criança sintomática ou com ILTB (60%); vacinação BCG (10%); Prova Tuberculínica e outros métodos diagnósticos (10%); tratamento (10%); abordagem do recém-nascido (RN) contato (5%) e cuidados de prevenção do Profissional de Saúde (5%). Foram destacadas 25 perguntas frequentes que abordassem todos estes aspectos, tais como: “Como investigar e tratar TB e ILTB?”; “O que fazer, se não houver cicatriz BCG?”; “O que é Teste Rápido Molecular?”; “O tratamento da TB mudou na criança?”; “O que fazer com o RN coabitante de bacilífero?”; “Como prevenir TB em Profissionais de Saúde?”.
CONCLUSÕES: As mesmas perguntas se mantiveram em anos, mudando quando havia também alterações nas normas para o controle da tuberculose, como um novo teste diagnóstico ou a mudança do tratamento. As respostas foram organizadas em textos de fácil consulta, um material didático que potencialize a atuação do profissional no combate à TB.
Palavras-chave:
tuberculose, criança, adolescente, conhecimento, pediatria.
ABSTRACT
OBJECTIVE: Childhood tuberculosis (TB) is a matter of great importance that led pediatricians to have great difficulties on dealing with several aspects of the disease and the TB latent infection (TBLI). We try to find out what these difficulties are to promote means of disseminating information.
METHODS: This article consolidated the most frequent questions about children and adolescents with TB made by pediatricians during eight Brazilian Pediatrics Congresses, and of Pediatric Pulmonology Congress within a 12-year period, from 2003 to 2015.
RESULTS: About 200 related questions were recorded by authors, such as: diagnosis of symptomatic child or with TBLI (60%); BCG vaccination (10%); Tuberculin Skin Test (TST) and other diagnosis methods (10%); treatment (10%); approach to TB-contact newborns (5%); and preventive measures for Health Care Professionals (5%). The most frequent 25 questions involving all these queries were selected, such as: “How to investigate and treat TB and ILTB?”; “What should be done if there is no BCG scar?”; “What does Xpert MTB/RIF mean?”; “TB treatment was changed?”; “What should be done with TB-contact newborns?”; “How to protect Health Care Professionals against TB?”.
CONCLUSION: The same questions remained for years, changing when there were also changes in standards for tuberculosis control, such as a new diagnostic test or treatment change. The answers were organized in easy-to-read texts as a didactic material to enhance professionals’ performance in the fight against TB.
Keywords:
tuberculosis, child, adolescent, knowledge, pediatrics.
RESUMEN
OBJETIVOS: La tuberculosis (TB) infantil es asunto de gran relevancia y, por existir dificultades por parte de los pediatras sobre varios aspectos de la enfermedad y de la infección latente (ILTB), se busca conocer cuáles son estas dificultades, para promover los medios de divulgación de la información.
MÉTODOS: Este trabajo consistió en agrupar las preguntas más frecuentes de los pediatras sobre TB en la infancia y en el adolescente, realizadas en ocho Congresos Brasileños de Pediatría y de Neumología Pediátrica en un período de 12 años, desde el 2003 al 2015.
RESULTADOS: Aproximadamente 200 preguntas fueron anotadas por los autores, referentes a: diagnóstico de niños sintomáticos o con ILTB (60%); vacunación BCG (10%); Prueba Tuberculina y otros métodos de diagnósticos (10%); tratamiento (10%); abordaje del recién nacido (RN) contacto (5%) y cuidados de prevención del Profesional de la Salud (5%). Fueron destacadas 25 preguntas frecuentes que contemplaran todos estos aspectos, tales como: “¿Cómo investigar y tratar la TB y la ILTB?”; “¿Qué hacer, si no hubiera cicatriz BCG?”; “¿Qué es el Test Rápido Molecular?”; “¿El tratamiento de la TB cambió en niños?”; “¿Qué hacer con el RN cohabitante de bacilífero?”; “¿Cómo prevenir la TB en Profesionales de la Salud?”.
CONCLUSIONES: Las mismas preguntas se mantuvieron durante años, cambiando cuando había también alteraciones en las normas para el control de la tuberculosis, como un nuevo test de diagnóstico o el cambio de tratamiento. Las respuestas fueron organizadas en textos de fácil consulta, un material didáctico que potencializa la actuación del profesional en el combate de la TB.
Palabras-clave:
Tuberculosis, Niños, Adolescente, Conocimiento.