Estudos transversais de prevalência e de diagnóstico
Cross-sectional studies of prevalence and diagnostic
Estudos transversais de prevalência e de diagnóstico
Rosana Alves
Resid Pediatr. 2012;2(1):9-11 - Introduçao à Metodologia Científica
5 resultado(s) para: Rosana Alves
Cross-sectional studies of prevalence and diagnostic
Estudos transversais de prevalência e de diagnóstico
Rosana Alves
Resid Pediatr. 2012;2(1):9-11 - Introduçao à Metodologia Científica
Ethics research among children and adolescents
Ética em pesquisa em crianças e adolescentes
Rosana Alves
Resid Pediatr. 2016;6(Supl.1):55-58 - Artigo de Revisao - DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2016.v6s1-11
Esta revisão propõe apresentar breve histórico da evolução da ética em pesquisa com participação de crianças, com posterior discussão sobre a legislação brasileira que trata do assunto. Aponta fragilidades na atuação de profissionais de saúde, consequente à formação profissional deficiente na área de humanidades e aponta necessidades para melhor entendimento sobre pesquisa em crianças e adolescentes.
Bioethical Dilemmas In Neonatology
Dilemas bioéticos em neonatologia
Rosana Alves; Valmin Ramos da Silva
Resid Pediatr. 2016;6(Supl.1):59-62 - Artigo de Revisao - DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2016.v6s1-12
The main questions of pediatricians about children and adolescents with tuberculosis
Principales dudas de los pediatras sobre tuberculosis en niños y adolescentes
Rosana Alves; Sabrina Marini Araujo Saar; Clemax Couto Sant’Anna
Resid Pediatr. 2018;8(1):27-37 - Artigo Original - DOI: 10.25060/residpediatr-2018.v8n1-04
OBJETIVO: A tuberculose (TB) infantil é assunto de grande relevância e, por haver dificuldades por parte dos pediatras sobre vários aspectos da doença e da infecção latente (ILTB), busca-se conhecer quais são estas dificuldades, para promover meios de divulgação da informação. MÉTODOS: Este trabalho consistiu em agrupar as perguntas mais frequentes dos pediatras sobre TB na criança e no adolescente, realizadas em oito Congressos Brasileiros de Pediatria e de Pneumologia Pediátrica em um período de 12 anos, de 2003 a 2015. RESULTADOS: Cerca de 200 perguntas foram anotadas pelos autores, referentes a: diagnóstico na criança sintomática ou com ILTB (60%); vacinação BCG (10%); Prova Tuberculínica e outros métodos diagnósticos (10%); tratamento (10%); abordagem do recém-nascido (RN) contato (5%) e cuidados de prevenção do Profissional de Saúde (5%). Foram destacadas 25 perguntas frequentes que abordassem todos estes aspectos, tais como: “Como investigar e tratar TB e ILTB?”; “O que fazer, se não houver cicatriz BCG?”; “O que é Teste Rápido Molecular?”; “O tratamento da TB mudou na criança?”; “O que fazer com o RN coabitante de bacilífero?”; “Como prevenir TB em Profissionais de Saúde?”. CONCLUSÕES: As mesmas perguntas se mantiveram em anos, mudando quando havia também alterações nas normas para o controle da tuberculose, como um novo teste diagnóstico ou a mudança do tratamento. As respostas foram organizadas em textos de fácil consulta, um material didático que potencialize a atuação do profissional no combate à TB.
What are medical ethics, research ethics and clinical bioethics committees?'
O que são comissões de ética médica, de ética em pesquisa e de bioética clínica?
Rosana Alves; Eduardo Carlos Tavares; Paulo Tadeu Falanghe; Simone Brasil de Oliveira Iglesias
Resid Pediatr. 2021;11(3):1-6 - Ética Médica - DOI: 10.25060/residpediatr-2021.v11n3-484
INTRODUÇÃO: Os profissionais de saúde, em sua prática diária, vez ou outra, encontram-se frente-a-frente com dilemas éticos e dúvidas acerca das funções dos comitês e comissões regidas pela ética e bioética. Torna-se imperioso o esclarecimento sobre as atribuições destas instâncias, com o propósito de contribuir com a prática assistencial e de investigação médica. OBJETIVOS: Este documento tem como objetivo abordar de forma prática as características e particularidades das Comissões de Ética Médica, Comitês de Ética em Pesquisa e de Bioética Clínica, esclarecendo o funcionamento, as atribuições, os objetivos e as responsabilidades de cada com destes. DISCUSSÃO: As Comissões de Ética Médica acompanham os problemas éticos da instituição hospitalar, a partir da verificação de fatos médicos ocorridos e promovendo atitudes preventivas. Os Comitês de Ética em Pesquisa asseguram dignidade, direito, segurança e bem-estar dos participantes de pesquisas científicas, e apoiam as necessidades dos pesquisadores, promovendo a discussão dos aspectos éticos e legais das pesquisas que envolvem seres humanos. As Comissões ou Comitês de Bioética Clínica discutem e deliberam sobre os diversos aspectos conflitivos que envolvem as atividades relacionadas à vida do homem. CONCLUSÃO: A ética, considerada uma construção humana, é cuidada nos âmbitos destas comissões, garantindo adequada condução dos processos, com proteção e confiança entre os indivíduos envolvidos.