Resenha - Ano 2020 - Volume 10 - Número 2
Baixa estatura
Short stature
O comprometimento do crescimento é uma das consequências das doenças crônicas que acometem a criança, sendo muitas vezes o primeiro sinal destas, sendo a deficiência do hormônio de crescimento (GH) uma causa rara. O diagnóstico diferencial da condição que causa o déficit de crescimento é um desafio para o pediatra.
As pressões sociais no sentido de que o indivíduo não seja baixo muitas vezes condicionam a demandas por parte dos pais para investigação diagnóstica e tratamento de uma criança que em grande parte das vezes é normal. Adicionalmente, o tratamento com GH para baixa estatura idiopática já é reconhecido pelas entidades médicas em vários países, mas sua indicação deve ser muito criteriosa.
Neste contexto, a Growth Hormone Research Society publicou recentemente o artigo científico intitulado “Diagnosis, genetics, and therapy of short stature in children: a Growth Hormone Research Society international perspective”1, após um workshop, onde um grupo de especialistas debateu aspectos relacionados ao diagnóstico e tratamento da baixa estatura em crianças.
Trata-se de uma leitura recomendada para os pediatras e residentes de pediatria ciosos de informações atualizadas a respeito de quando direcionar a investigação da baixa estatura para deficiência de GH ou condições outras, que possam se beneficiar do tratamento com este hormônio.
Isabel Rei Madeira
REFERÊNCIAS
1. Collett-Solberg PF, Ambler G, Backeljauw PF, Bidlingmaier M, Biller BMK, Boguszewski MCS, et al. Diagnosis, genetics, and therapy of short stature in children: a Growth Hormone Research Society international perspective. Horm Res Paediatr. 2019 Sep;12:1-14. DOI: https://doi.org/10.1159/000502231
Professora adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, coordenadora do Setor de Endocrinologia Pediátrica da Unidade Docente Assistencial de Endocrinologia do HUPE-UERJ. Supervisora do Programa de Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Endereço para correspondência:
Isabel Rey Madeira
Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Boulevard 28 de setembro, nº 77, Vila Isabel
Rio de Janeiro - RJ. Brasil. CEP: 20.551-030
E-mail: isabelreymadeira@gmail.com
Data de Submissão: 16/10/2019
Data de Aprovação: 18/10/2019