ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr

Artigos do Autor

2 resultado(s) para: Ana Paula Cauduro Couto

Sequência rápida de intubação em pediatria: Atualização e proposta de protocolo

Rapid sequence intubation in pediatrics: an update and proposed protocol

Sequência rápida de intubação em pediatria: Atualização e proposta de protocolo

Ana Paula Cauduro Couto; Adriana Koliski; Wendell Paiva Vita; Marcelo Rodrigues

Resid Pediatr. 2023;13(1): - Artigo de Revisao - DOI: 10.25060/residpediatr-2023.v13n1-774

Resumo PDF English PDF Português
A intubação endotraqueal consiste em um procedimento frequente em unidades de cuidados intensivos e atendimentos de emergência. A sequência rápida de intubação (SRI) consiste em uma série de passos para a administração sequencial de drogas sedativas, analgésicas e bloqueadores neuromusculares, fornecendo as condições ideais para a intubação endotraqueal. O objetivo desse estudo é realizar uma revisão bibliográfica das medicações utilizadas na SRI pediátrica, e propor a instituição um protocolo atualizado e que inclua uma medicação analgésica segura. Sugere-se a inclusão de dextrocetamina ou fentanil, conforme condição clínica, para SRI.

Lactente com Angina de Ludwig complicada: um relato de caso

Ludwig's Angina in infant: a case report

Lactente com Angina de Ludwig complicada: um relato de caso

Mariana Digiovanni Pechebea; Angelica Maria Moro Ozosco; Ana Paula Cauduro Couto; Carolina Oliveira de Paulo; Diana Lorena Garavito Ramirez; Luiza Valentim Centenaro; Wendell Paiva Vita

Resid Pediatr. 2024;14(4): - Relato de Caso - DOI: 10.25060/residpediatr-2024.v14n4-1184

Resumo PDF English PDF Português
A angina de Ludwig é uma infecção grave e rapidamente progressiva que se origina no espaço submandibular, sublingual ou submental, podendo ocorrer uni ou bilateralmente. É mais comum em indivíduos do sexo masculino, por volta da quarta década de vida. Qualquer infecção ou lesão local pode predispor a essa doença. O diagnóstico é clínico e deve ser aventado em todo paciente com história de febre associada à tumoração endurecida e dolorosa em região cervical. A taxa de mortalidade pode chegar a 50%, caso o diagnóstico seja feito tardiamente. O tratamento é baseado no reconhecimento precoce, antibioticoterapia endovenosa e garantia de vias aéreas pérvias. Este relato traz o caso de um lactente com angina de Ludwig complicada.