Artigos do Autor
3 resultado(s) para:
Clóvis Francisco Constantino
Pediatric palliative care
Cuidados paliativos pediátricos
Simone Brasil de Oliveira Iglesias; Ana Cristina Ribeiro Zollner; Clóvis Francisco Constantino
Resid Pediatr. 2016;6(Supl.1):46-54 - Artigo de Revisao
- DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2016.v6s1-10
Em Pediatria, os cuidados paliativos são aqueles que previnem, identificam e tratam crianças que sofrem com doença crônica, progressiva e avançada, suas famílias e equipes que os atendem. Eles são apropriados, em qualquer fase da doença, e oferecem mais vantagens quando oferecidos cedo, juntamente com outras terapêuticas orientadas para curar ou controlar a doença subjacente.
The Shift Away From Primary Care Towards Medium And High Complexity Care In Pediatrics
Desvio espontâneo da atenção básica para atenção de média e alta complexidade na pediatria
Anna Carolina dos Santos Souza, Letícia Paulo dos Santos, Karen Zintl, Ana Cristina Ribeiro Zollner, Clóvis Francisco Constantino
Resid Pediatr. 2022;12(2): - Artigo de Revisao
- DOI: 10.25060/residpediatr-2022.v12n2-446
INTRODUÇÃO: A atenção básica de saúde é um conjunto de intervenções que promove contato inicial com o sistema de saúde, já as de média e alta complexidade incluem hospitais, ambulatórios, serviços de urgência e emergência, exames e procedimentos. Ultimamente tem-se percebido um fenômeno de desvio voluntário da atenção básica para a atenção de média e alta complexidade em pediatria.
OBJETIVO: Discutir as razões pelas quais o fenômeno supracitado ocorre, suas consequências, bem como citar propostas de intervenção tomadas por outros para reverter o cenário.
MÉTODOS: Foi realizada uma revisão literária acerca do tema de artigos encontrados em bases de dados, como LILACS, BIREME e PubMed.
DISCUSSÃO: Esse desvio espontâneo tem, dentre suas variadas causas, noções como maior facilidade de acesso, comodidade e mais rápida resolutividade nos serviços de emergência, ou até mesmo a falta de percepção de uma urgência. Além disso, acredita-se que os pais preferem a atenção emergencial pelo fato de encontrarem maior variedade de especialidades e, consequentemente, maior resolutividade, em um só local.
CONCLUSÃO: A substituição pelos atendimentos de média e alta complexidade tem trazido repercussões não só para a saúde da criança, como para o próprio sistema de saúde. Sendo assim, os serviços de urgência e emergência não são usados da forma que deveriam e não têm a capacidade de suprir as necessidades de seus pacientes, haja visto que as queixas priorizadas nestes serviços são agudas, e muitos diagnósticos que poderiam ser feitos através de um acompanhamento longitudinal não são feitos pela necessidade de resolução imediata.
Ethical dilemmas in adolescent health care
Dilemas éticos na atenção à saúde do adolescente
Aline Cristiane Cacure Salgueiro; Clóvis Francisco Constantino; Ana Cristina Ribeiro Zollner
Resid Pediatr. 2022;12(2): - Artigo Original
- DOI: 10.25060/residpediatr-2022.v12n2-315
INTRODUÇÃO: A adolescência é o período entre o fim da infância e início da idade adulta, quando acontecem múltiplas alterações no indivíduo, resultando em evolução. Assim, a preocupação com a saúde desse grupo tem ganhado espaço em meio às discussões éticas relacionadas aos riscos vivenciados pela faixa etária, visando o melhor atendimento do adolescente e garantindo seus direitos como cidadão.
MÉTODO: Revisão bibliográfica abrangendo o período entre 2014 e 2019.
RESULTADOS: Foram encontrados dilemas éticos relacionados com a gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, uso de álcool, disforia de gênero, confidencialidade e autonomia.
DISCUSSÃO: Os dilemas éticos levantados no âmbito da saúde dos adolescentes devem ser superados, visando o atendimento integral do grupo e garantindo seus direitos como cidadãos. Dessa forma, necessita-se de profissionais capacitados dentro do âmbito ético e legislação estruturada, para melhor atendimento e acolhimento daqueles inclusos na referida faixa etária, como forma de proteção do futuro.