ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr

Artigos do Autor

3 resultado(s) para: Kellen Cristina Kamimura Barbosa Silva

Hemangioendotelioma Kaposiforme associado a Sindrome de Kassabach Merritt - Relato de Caso

Associated with Kaposiform Hemangioendothelioma Kassabach Merritt Syndrome - Case Report

Hemangioendotelioma Kaposiforme asociado a Síndrome de Kassabach Merritt - Relato de Caso

Pamella Demeciano Mamede; Kellen Cristina Kamimura Barbosa Silva; Valéria Cardoso Alves Cunali

Resid Pediatr. 2016;6(3):131-133 - Relato de Caso - DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2016.v6n3-06

Resumo PDF English PDF Português PDF Español
Os autores descrevem um caso de Hemangioendotelioma Kaposiforme em palato, associado a Síndrome de Kasabach Merritt em paciente pré escolar. Durante corticoterapia apresentou recidiva, sendo associado interferon alfa. Desde então, não teve novas internações com remissão quase completa do tumor.

Cor triatriatum: um caso raro e assintomático

Cor triatriatum: a rare and asymptomatic case

Cor triatriatum: um caso raro e assintomático

Maina Tavares Zanoni; Valeria Cardoso Alves Cunali; Valquiria Cardoso Alves Chagas; Kellen Cristina Kamimura Barbosa Silva; Fabiane Mendes de Souza; Cynthia Lorena de Moura Araújo

Resid Pediatr. 2020;10(1):20-22 - Relato de Caso - DOI: 10.25060/residpediatr-2020.v10n1-58

Resumo PDF English PDF Português
Cor triatriatum é uma malformação congênita rara, que pode se apresentar isolada ou associada a outras anomalias, de forma assintomática ou gerar complicações e óbito. Esse artigo relata o caso clínico de um recém-nascido a termo, admitido na unidade de terapia intensiva neonatal, devido a desconforto respiratório precoce, com achado ao ecocardiograma de Cor triatriatum. Nesse paciente, a cardiopatia não gerou repercussão hemodinâmica e a conduta foi conversadora. Essa malformação ocorre devido a uma falha na reabsorção da veia pulmonar comum, durante a formação embrionária do coração, gerando um átrio dividido por uma membrana. Quando presentes, as manifestações clínicas decorrem de obstrução venosa pulmonar e sobrecarga de pressão no coração, e indicam necessidade de correção cirúrgica. Ter conhecimento sobre essa doença é importante para possibilitar diagnóstico e conduta adequados.

Doença de Kawasaki com acometimento hepático: relato de caso de um paciente com síndrome colestática

Kawasaki disease with hepatic attack: case report of a patient with cholestatic syndrome

Doença de Kawasaki com acometimento hepático: relato de caso de um paciente com síndrome colestática

Kellen Cristina Kamimura Barbosa Silva; Joao Henrique Amaral Silva; Paula Aragão Coimbra; Vírgina Resende Silva Weffort; Valéria Cardoso Alves Cunali; Augusto Ventura Ceranto; Lucas Alves Berzotti; Mariana dos Santos Teixeira

Resid Pediatr. 2021;11(3):1-6 - Relato de Caso - DOI: 10.25060/residpediatr-2021.v11n3-236

Resumo PDF English PDF Português
A doença de Kawasaki (DK) é caracterizada por vasculite em artérias de médio calibre, principalmente, em crianças com menos de 5 anos de idade. O diagnóstico deve ser feito por critérios clínicos, já que não existe teste laboratorial específico. No entanto, alguns achados laboratoriais e histopatológicos podem ajudar a corroborar o diagnóstico, principalmente em casos inconclusivos. O objetivo deste trabalho é relatar caso de um paciente com quadro clínico clássico de DK, que evoluiu com síndrome colestática e linfadenopatia, sendo necessárias investigações laboratoriais e anatomopatológicas (biópsias linfonodal e hepática) para excluir outras doenças. O caso clínico descrito neste trabalho exemplifica como a investigação complementar pode ser utilizada para afastar outras etiologias e contribuir para o diagnóstico e tratamento precoces da DK, o que pode evitar que a doença evolua com complicações e sequelas graves, como os aneurismas coronarianos.