ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr

Artigos do Autor

2 resultado(s) para: Lisiane De Rosa Barbosa

Atuação multiprofissional na disfagia pediátrica

Multiprofessional action in pediatric dysphagia

Atuação multiprofissional na disfagia pediátrica

Vanessa Souza Gigoski Miranda; Camila da Cunha Niedermeyer; Micheli da Silva Tarnowski; Karoline Flach; Katherine Flach; Lisiane De Rosa Barbosa

Resid Pediatr. 2020;10(1):48-50 - Resenha - DOI: 10.25060/residpediatr-2020.v10n1-67

Resumo PDF English PDF Português
O objetivo desse manuscrito é descrever a importância da atuação multiprofissional em casos pediátricos de disfagia orofaríngea, identificando aos profissionais de várias especialidades que, o envolvimento do paciente como um todo no seu processo de reabilitação, proporciona êxito. Além disso, a comunicação entre a equipe de atenção à saúde do paciente deve ser priorizada, a fim de oferecer qualidade no atendimento do paciente, trocas de experiências e aprofundamento de técnicas.

Distúrbio de deglutição em criança com complexo de doenças pulmonares intersticiais: avaliação e proposta terapêutica

Deglutition disorder in children with interstitial lung disease complex: therapeutic assessment and proposal

Distúrbio de deglutição em criança com complexo de doenças pulmonares intersticiais: avaliação e proposta terapêutica

Paula Eunice Gonçalves Trindade; Vanessa Souza Gigoski Miranda; Lisiane de Rosa Barbosa; Gilberto Bueno Fischer

Resid Pediatr. 2021;11(1):1-4 - Relato de Caso - DOI: 10.25060/residpediatr-2021.v11n1-114

Resumo PDF English PDF Português
Relato de caso de um bebê de 7 meses portador da doença estudada, em que foi realizada avaliação e proposta terapêutica do distúrbio de deglutição, em atendimentos domiciliares. Na avaliação fonoaudiológica foi identificada hipotonia da musculatura do sistema estomatognático, e reflexos de mordida e GAG presentes. Apresentou pouca tolerância ao toque intraoral, com sinais de estresse durante avaliação. Realizada avaliação direta de deglutição, com oferta de 5ml de alimento em consistência pastosa homogênea em que observamos incoordenação respiratória e tempo de trânsito oral lentificado, com estase alimentar em cavidade oral. Paciente apresentou desconforto respiratório, choro e irritabilidade, com a presença de regurgitação de secreção mucoide e a recusa a uma nova tentativa de oferta. Paciente com diagnóstico fonoaudiológico de disfagia orofaríngea, com sinais de dificuldades alimentares. Foram realizadas sessões de intervenção fonoaudiológica, de estimulação sensorial global, orientações para os responsáveis e a equipe de técnicas de enfermagem sobre postura, e atividades terapêuticas e de estimulação. Paciente apresenta um raro complexo de doenças pulmonares e a atuação fonoaudiológica mostra-se inovadora em pacientes com essa patologia.