ISSN-Online: 2236-6814

https://doi.org/10.25060/residpediatr

Artigos do Autor

3 resultado(s) para: Sheila Knupp Feitosa de-Oliveira

Contribuição da reumatologia pediátrica no tratamento da COVID-19

Contribution of pediatric rheumatology in the treatment of COVID-19

Contribuição da reumatologia pediátrica no tratamento da COVID-19

Sheila Knupp Feitosa de-Oliveira

Resid Pediatr. 2021;11(1):1-3 - Ponto de Vista - DOI: 10.25060/residpediatr-2021.v11n1-473

Resumo PDF English PDF Português
Nos últimos meses, o avanço no tratamento da COVID-19 teve por base o reconhecimento de manifestações comuns a certas doenças que o reumatologista pediatra está acostumado a tratar. O uso de drogas biológicas que atuam nos mecanismos do estado inflamatório caracterizado pela tempestade de citocinas tem ajudado a salvar vidas.

Frequência de uveíte em pacientes pediátricos com artrite idiopática juvenil em hospital terciário

Frequency of uveitis in pediatric patients with juvenile idiopathic arthritis in a tertiary hospital

Frequência de uveíte em pacientes pediátricos com artrite idiopática juvenil em hospital terciário

Vivian London; Adriana Rodrigues Fonseca; Rozana Gasparello de Almeida; Marta Cristine Félix Rodrigues; Sheila Knupp Feitosa de Oliveira; Monick Goecking; Flavio Sztajnbok; Julia Dutra Rossetto

Resid Pediatr. 2022;12(2): - Artigo Original - DOI: 10.25060/residpediatr-2022.v12n2-296

Resumo PDF English PDF Português
OBJETIVO: Observar o perfil e a frequência da uveíte relacionada à artrite idiopática juvenil (U-AIJ) em pacientes acompanhados em hospital pediátrico terciário. MÉTODO: Estudo retrospectivo de pacientes com artrite idiopática juvenil (AIJ) atendidos no ambulatório de reumatologia de janeiro a julho de 2019. RESULTADOS: Foram analisados 41 pacientes, dos quais, quatro (9,75%) apresentaram uveíte, todos com o diagnóstico da AIJ antes dos 7 anos de idade e todos com a presença de complicações oculares. Quanto ao tipo de AIJ, dois pacientes apresentaram a forma oligoarticular e dois a forma poliarticular fator reumatoide negativo. Três pacientes (75%) com U-AIJ apresentavam fator antinuclear (FAN) positivo. Todos os pacientes apresentaram uveíte nos primeiros 4 anos da AIJ. CONCLUSÃO: Cerca de 10% dos pacientes com AIJ apresentaram uveíte no curso da doença. No grupo U-AIJ observou-se alta frequência de positividade do FAN, diagnóstico de AIJ antes dos 7 anos de idade e surgimento da uveíte nos primeiros 4 anos de doença articular. A presença de complicações oculares em todos aqueles pacientes com U-AIJ revela a gravidade e a importância da triagem para esta manifestação ocular.

Escorbuto: o retorno de uma doença quase esquecida

Scurvy: the return of an almost forgotten disease

Escorbuto: o retorno de uma doença quase esquecida

Sheila Knupp Feitosa de Oliveira; Felipe Oliveira De Paula

Resid Pediatr. 2024;14(2):1-3 - Ponto de Vista - DOI: 10.25060/residpediatr-2024.v14n2-1197

Resumo PDF English PDF Português
Os últimos 20 anos mostraram um aumento nos casos de escorbuto em crianças com queixas de dores nos membros, nas costas e recusa em andar. O artigo ajuda a identificar as causas e os pacientes em risco, como diagnosticar, tratar e prevenir.