Artigos do Autor
2 resultado(s) para:
Vanessa Borges Platt
Urbanorum spp.: first case report in pediatrics in Brazil
Urbanorum spp.: first case report in pediatrics in Brazil
Allydson Döhl Simes; Vanessa Borges Platt
Resid Pediatr. 2021;11(1):1-3 - Relato de Caso
- DOI: 10.25060/residpediatr-2021.v11n1-128
Relato do primeiro caso de Urbanorum spp. em pediatria no Brasil, parasita raro, pouco descrito na literatura. Encontrado em um exame parasitológico de fezes realizado pelo método Ritchie/Hoffmann, solicitado na rotina laboratorial de um menino de 2 anos de idade, em atendimento ambulatorial em 2018, tratado com Albendazol 400mg por 5 dias. O presente estudo revela a importância de novos estudos sobre o parasita recém-descrito na literatura brasileira, a fim de elucidar sua possível patogenicidade e consequente erradicação medicamentosa.
Early diagnosis of Kawasaki disease during COVID-19 pandemic: a case report
Diagnóstico precoce de doença de Kawasaki durante pandemia de COVID-19: relato de caso
Daniele Paola da Silva Wizbicki; Vanessa Oliveira Duarte; Vanessa Borges Platt
Resid Pediatr. 2022;12(1):1-5 - Relato de Caso
- DOI: 10.25060/residpediatr-2022.v12n1-832
OBJETIVO: Relatar o caso de um paciente com diagnóstico precoce de doença de Kawasaki com complicação de aneurisma de coronária em fase inicial. A doença de Kawasaki é uma das vasculites primárias mais comuns e é a principal causa de cardiopatias adquiridas em crianças nos países desenvolvidos. Caracteriza-se por um acometimento multissistêmico de etiologia desconhecida. A febre alta e persistente por mais de cinco dias, associada a exantema polimorfo, alteração da cavidade oral, edema de extremidades, conjuntivite bilateral e linfonodomegalia cervical são características da doença, mas que também foram encontradas em alguns pacientes com COVID-19 e na síndrome inflamatória multissistêmica.
RELATO DE CASO: Paciente masculino de 6 anos e 1 mês de idade com relato de febre persistente há 72 horas, exantema polimorfo, sintomas gastrointestinais, evoluindo com hiperemia conjuntival bilateral sem exsudato, língua em framboesa, piora das lesões cutâneas associada à edema de extremidades. Ecocardiograma com achado de aneurisma coronário. Iniciado tratamento para doença de Kawasaki com resposta terapêutica satisfatória e diminuição da dilatação de coronária.
CONCLUSÃO: Este relato apresenta a importância de considerar a doença de Kawasaki como diagnóstico diferencial em casos de síndromes febris. O diagnóstico precoce permite o tratamento para melhora dos desfechos.