Artigos do Autor
3 resultado(s) para:
Wendell Paiva Vita
Rapid sequence intubation in pediatrics: an update and proposed protocol
Sequência rápida de intubação em pediatria: Atualização e proposta de protocolo
Ana Paula Cauduro Couto; Adriana Koliski; Wendell Paiva Vita; Marcelo Rodrigues
Resid Pediatr. 2023;13(1): - Artigo de Revisao
- DOI: 10.25060/residpediatr-2023.v13n1-774
A intubação endotraqueal consiste em um procedimento frequente em unidades de cuidados intensivos e atendimentos de emergência. A sequência rápida de intubação (SRI) consiste em uma série de passos para a administração sequencial de drogas sedativas, analgésicas e bloqueadores neuromusculares, fornecendo as condições ideais para a intubação endotraqueal. O objetivo desse estudo é realizar uma revisão bibliográfica das medicações utilizadas na SRI pediátrica, e propor a instituição um protocolo atualizado e que inclua uma medicação analgésica segura. Sugere-se a inclusão de dextrocetamina ou fentanil, conforme condição clínica, para SRI.
Use of ringer lactate in the correction of diabetic ketoacidosis depletion
Uso do ringer lactato na correção da depleção de cetoacidose diabética
Fernanda Lorena de Souza; Adriana Koliski; Wendell Paiva Vita; Marcelo Rodrigues; Heloísa Luis Marques
Resid Pediatr. 2024;14(4): - Artigo Original
- DOI: 10.25060/residpediatr-2024.v14n4-1098
INTRODUÇÃO: A cetoacidose diabética (CAD) é uma emergência frequentemente associada à desidratação, sendo a reposição hídrica um dos seus pilares terapêuticos. O melhor fluido para essa reposição é incerto. Este estudo visa comparar o uso de Ringer Lactato (RL) e de Soro Fisiológico 0,9% (SF0,9%) na correção da depleção da CAD em pacientes pediátricos.
METODOLOGIA: Estudo transversal e analítico, com coleta de dados ambispectiva. Os critérios de inclusão foram: pacientes de 0-14 anos, com diagnóstico de CAD, que receberam correção da depleção com SF0,9% ou RL nas primeiras 24 horas de tratamento. O desfecho primário foi o tempo de resolução da CAD. Os desfechos secundários foram a quantidade de insulina infundida, de volume recebido e as alterações de nível sérico de sódio, cloreto, ânion-GAP, glicemia e lactato em 24 horas.
RESULTADOS: Foram incluídas 48 internações: 33 receberam SF0,9% e 15 receberam RL. A mediana da idade foi de 123,5 (20,9-167,2) meses e 54,2% eram do sexo feminino. A duração da CAD foi inferior no grupo RL (mediana:18 [4-39] horas) em relação ao grupo SF0,9% (mediana: 24 [6-80] horas) (p=0,018). Quanto à velocidade de infusão de insulina, foi demonstrado uma alteração percentual por hora maior no grupo SF0,9% que no grupo RL (p<0,001). Quanto às medidas laboratoriais, não houve diferença estatística entre as variáveis nos subgrupos.
CONCLUSÕES: O uso de RL foi associado a uma resolução mais rápida da CAD quando comparados à solução salina, sugerindo que cristaloides balanceados podem ser preferidos na correção da depleção em CAD nos pacientes pediátricos.
Ludwig's Angina in infant: a case report
Lactente com Angina de Ludwig complicada: um relato de caso
Mariana Digiovanni Pechebea; Angelica Maria Moro Ozosco; Ana Paula Cauduro Couto; Carolina Oliveira de Paulo; Diana Lorena Garavito Ramirez; Luiza Valentim Centenaro; Wendell Paiva Vita
Resid Pediatr. 2024;14(4): - Relato de Caso
- DOI: 10.25060/residpediatr-2024.v14n4-1184
A angina de Ludwig é uma infecção grave e rapidamente progressiva que se origina no espaço submandibular, sublingual ou submental, podendo ocorrer uni ou bilateralmente. É mais comum em indivíduos do sexo masculino, por volta da quarta década de vida. Qualquer infecção ou lesão local pode predispor a essa doença. O diagnóstico é clínico e deve ser aventado em todo paciente com história de febre associada à tumoração endurecida e dolorosa em região cervical. A taxa de mortalidade pode chegar a 50%, caso o diagnóstico seja feito tardiamente. O tratamento é baseado no reconhecimento precoce, antibioticoterapia endovenosa e garantia de vias aéreas pérvias. Este relato traz o caso de um lactente com angina de Ludwig complicada.