Artigos do Autor
4 resultado(s) para:
Bianca Carareto Alves Verardino
Lesões cutâneas no recém-nascido: qual o diagnóstico?
Lesões cutâneas no recém-nascido: qual o diagnóstico?
Sandra Mara Amaral; Bianca Carareto Alves Verardino; Mariana F. Mitidieri; Ana Carolina B. de Barros; Simone K. F. Oliveira; Luisa de O. Zagne; Mauro Cesar Dufrayer; Mariana Q. A. Gomes; Laia S. Darze; Juliana P. C. Silva; Mariana de Sa Mader
Resid Pediatr. 2012;2(2):28-30 - Caso Clínico Interativo
Caso clínico interativo
Caso clínico interativo
Bianca Carareto Alves Verardino; Ana Carolina Botelho de Barros; Mauro Cesar Dufrayer; Mariana Franco Mitidieri; Maraisa Facchini Spada; Luisa de Oliveira Zagne; Juliana de Paula Copio Silva; Jaqueline Elaine Luiz Fernandes; Ana Paula Albergaria Correa do Carmo; Simone Natalina Xavier
Resid Pediatr. 2012;2(3):15-17 - Caso Clínico Interativo
Caregiver understanding of liquid medication prescription at an emergency health care unit
Compreensão da prescrição de medicação líquida por acompanhantes na emergência pediátrica
Bianca Carareto Alves Verardino; Maria Amelia Coutinho Sayeg Campos Porto
Resid Pediatr. 2013;3(1):11-16 - Artigo Original
INTRODUÇÃO: Erros no seguimento da receita médica podem gerar consequências negativas para o paciente. No contexto da prescrição pediátrica esse fator se agrava, dado que o cuidador é o responsável pela compreensão e administração da medicação.
OBJETIVOS: Nosso estudo objetivou descrever a frequência de erros no entendimento da prescrição de medicação líquida por acompanhantes de crianças atendidas em uma emergência pediátrica.
MÉTODOS: Um questionário padronizado foi utilizado para avaliar a compreensão da prescrição de medicação líquida por pais atendidos na emergência pediátrica do IPPMG/UFRJ.
RESULTADOS: A amostra foi composta de 20 acompanhantes de crianças atendidas na emergência pediátrica do IPPMG, com idade média de 28,6 anos, maioria do sexo feminino, nível fundamental de escolaridade e com renda de 2 a 4 salários mínimos. Observou-se que nenhum entrevistado optou pelo uso da colher, 45% dos entrevistados optaram pelo uso de copo medidor e 55% dos acompanhantes optaram pelo uso da seringa, sendo evidenciada maior tendência a erros na administração quando o copo medidor foi utilizado. O contato prévio com serviço de saúde por internação esteve relacionado com menor número de erros de administração.
CONCLUSÃO: O estudo sugere que ainda existe uma grande quantidade de cuidadores que erram a dose líquida prescrita. Tal situação pode ser considerada preocupante e a compreensão clara das falhas existentes pode evitar futuros e custosos erros, reforçando a importância de uma orientação adequada e de uma solução de dúvidas no atendimento médico.
What is the diagnosis?
Qual é o diagnóstico?
Leonardo Rodrigues Campos; Bianca Carareto Alves Verardino; Flávio Roberto Sztajnbok
Resid Pediatr. 2013;3(3):88-89 - Qual é o Diagnóstico?