Artigos do Autor
9 resultado(s) para:
Simone Brasil de Oliveira Iglesias
Pediatric palliative care
Cuidados paliativos pediátricos
Simone Brasil de Oliveira Iglesias; Ana Cristina Ribeiro Zollner; Clóvis Francisco Constantino
Resid Pediatr. 2016;6(Supl.1):46-54 - Artigo de Revisao
- DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2016.v6s1-10
Em Pediatria, os cuidados paliativos são aqueles que previnem, identificam e tratam crianças que sofrem com doença crônica, progressiva e avançada, suas famílias e equipes que os atendem. Eles são apropriados, em qualquer fase da doença, e oferecem mais vantagens quando oferecidos cedo, juntamente com outras terapêuticas orientadas para curar ou controlar a doença subjacente.
The early integration of palliative care in pediatriconcology: a necessary challenge
A integração precoce dos cuidados paliativos na oncologia pediátrica: um desafio necessário
Poliana Cristina Carmona Molinari; Carlota Vitória Blassioli Moraes; Simone Brasil de Oliveira Iglesias
Resid Pediatr. 2019;9(1):40-42 - Artigo Original
- DOI: 10.25060/residpediatr-2019.v9n1-12
O câncer na infância e adolescência representa uma importante fonte de sofrimento físico, psíquico, social e espiritual, mesmo com as taxas de cura apresentando um crescimento considerável ao longo dos anos. O cuidado paliativo na oncologia pediátrica tem como objetivo prevenir e aliviar este sofrimento, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias. Quanto mais precoce é a introdução desses cuidados durante o tratamento oncológico, maior será o benefício propiciado.
Pediatric palliative care, end-of-life and spirituality: Are we ready?
Cuidados paliativos pediátricos, terminalidade e espiritualidade: Estamos preparados?
Marcielli Grangeiro Ferreira; Simone Brasil de Oliveira Iglesias
Resid Pediatr. 2019;9(1):53-57 - TOP
- DOI: 10.25060/residpediatr-2019.v9n1-14
O desafio diário do Pediatra em lidar com crianças que desenvolvem doenças ameaçadoras ou limitantes de vida e suas famílias exige que ampliemos a percepção do cuidado para o âmbito do ser humano integral, com suas dimensões físicas, psicológicas, sociais e espirituais. Neste contexto, o olhar para a espiritualidade torna-se essencial no cuidado às crianças, aos adolescentes, aos familiares e, a nós mesmos, profissionais de saúde. Estamos preparados?.
Pediatric rheumatology and palliative care for children: a most relevant match
Reumatologia infantil e cuidados paliativos pediátricos: conceituando a importância desse encontro
Esther Angélica Luiz Ferreira; Hendrick Gramasco; Simone Brasil de Oliveira Iglesias
Resid Pediatr. 2019;9(2):189-192 - Ponto de Vista
- DOI: 10.25060/residpediatr-2019.v9n2-21
Nos últimos anos, o perfil dos pacientes na pediatria se modificou, tornando-se cada vez mais frequente a necessidade de assistência a crianças vivendo com doenças crônicas e ameaçadoras da vida. Nesse panorama, os Cuidados Paliativos Pediátricos emergem como a forma de assistência integral a esses pacientes e suas famílias. A Reumatologia Infantil cuida de doenças graves e ameaçadoras da vida, portanto, está interligada aos cuidados paliativos. O objetivo deste artigo é demonstrar a intersecção destas duas áreas na medicina atual. Como método utilizado, pensou-se em realizar uma revisão de literatura. Para nossa surpresa, não foi encontrado, nas bases de dados pesquisadas, nenhum artigo que tratasse especificamente de ambas as temáticas, Reumatologia Infantil e Cuidados Paliativos Pediátricos. Por mais que não existam artigos publicados, percebe-se que há uma grande preocupação de muitos profissionais da área de Reumatologia Infantil em assistir o bem-estar da criança e de sua família. Sendo assim, o conceito de cuidados paliativos deve ser estendido à Reumatologia Pediátrica, de forma sistematizada, já que a falta do conhecimento na área dificulta que uma abordagem ampla e adequada possa ser feita. Conclui-se que, a despeito da gravidade e do grande perfil de morbidade associado às doenças reumatológicas infantis, a indicação de Cuidados Paliativos para essas crianças deve ser feita e de maneira precoce, sendo que equipes específicas devem ser formadas. Esse estudo alerta para a necessidade urgente de introdução de conceitos sobre Cuidados Paliativos em toda a equipe que trabalha com Reumatologia Infantil.
What can the physiotherapist do for the child in palliative care?
O que o fisioterapeuta pode fazer pela criança em cuidados paliativos?
José Luis Rodrigues Barbosa; Simone Brasil de Oliveira Iglesias
Resid Pediatr. 2019;9(3):355-358 - Ponto de Vista
- DOI: 10.25060/residpediatr-2019.v9n3-34
A Organização Mundial da Saúde define os Cuidados Paliativos como “uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes (adultos e crianças) e suas famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida”. O fisioterapeuta em cuidados paliativos visa a melhora da qualidade de vida e do convívio social por meio de condutas que reabilitem funcionalmente o paciente, bem como auxilia o cuidador a lidar com o avanço rápido da enfermidade.
The importance of palliative care for children with terminal disease and the need to consider the role of sleep disturbances within this contexto
A importância dos cuidados paliativos para crianças com doença terminal e a necessidade de considerar o papel dos distúrbios de sono nesse contexto
Priscila Kalil Morelhão; Simone Brasil de Oliveira Iglesias; Sergio Tufik; Monica Levy Andersen
Resid Pediatr. 2019;9(3):359-361 - Ponto de Vista
- DOI: 10.25060/residpediatr-2019.v9n3-35
Pediatric palliative care and bioethical reflections at COVID-19
Cuidados paliativos pediátricos e reflexões bioéticas na COVID-19
Esther Angelica Luiz Ferreira; Simone Brasil de Oliveira Iglesias; Luciana Dadalto; Amanda Thiebaut Bayer; Débora de Wylson Fernandes Gomes de-Mattos
Resid Pediatr. 2020;10(2):1-5 - Ética Médica
- DOI: 10.25060/residpediatr-2020.v10n2-374
INTRODUÇÃO: A COVID-19 gerou mudanças drásticas na vida social das crianças, e também modificações extremas de hábitos e cuidados, especialmente em pacientes em cuidados paliativos pediátricos, que possuem doenças crônicas graves e ameaçadoras da vida. Nesse contexto, torna-se imperioso o olhar bioético, que visa defender o melhor interesse do paciente, a manutenção de sua autonomia, assim como o desejo de sua família e cuidadores, além da justiça na distribuição de recursos.
DISCUSSÃO: Embasamento ético na saúde é essencial na conjuntura atual. São necessárias reflexões acerca de decisões emergenciais e suporte em cuidados paliativos pediátricos, além de autonomia e aspectos psicológicos do isolamento em pediatria, para que a assistência e medidas protetivas possam ser, no mínimo, suficientemente adequadas às crianças e suas famílias neste momento de pandemia.
CONCLUSÃO: Reflexões bioéticas entre a equipe interdisciplinar que atua em cuidados paliativos pediátricos sempre foram importantes, tendo a pandemia da COVID-19 trazido novas questões e exacerbado outras já existentes.
Pediatric Rheumatology and Children’s Palliative Care: conceptualizing the importance of this encounter
Reumatologia infantil e cuidados paliativos pediátricos: conceituando a importância desse encontro
Esther Angelica Luiz Ferreira; Hendrick Gramasco; Simone Brasil de Oliveira Iglesias
Resid Pediatr. 2021;11(2):1-4 - Ponto de Vista
- DOI: 10.25060/residpediatr-2021.v11n2-144
Nos últimos anos, o perfil dos pacientes na pediatria se modificou, tornando-se cada vez mais frequente a necessidade de assistência a crianças vivendo com doenças crônicas e ameaçadoras da vida. Nesse panorama, os cuidados paliativos pediátricos emergem como a forma de assistência integral a esses pacientes e suas famílias. A reumatologia infantil cuida de doenças graves e ameaçadoras da vida, portanto, está interligada aos cuidados paliativos. O objetivo deste artigo é demonstrar a intersecção das duas áreas na medicina atual. Como método utilizado, pensou-se em realizar uma revisão de literatura. Para nossa surpresa, não foram encontrados, nas bases de dados pesquisadas, nenhum artigo que tratasse especificamente de ambas as temáticas: reumatologia infantil e cuidados paliativos pediátricos. Por mais que não existam artigos publicados, percebe-se que há uma grande preocupação de muitos profissionais da área de reumatologia infantil em assistir o bem-estar da criança e de sua família. Sendo assim, o conceito de cuidados paliativos deve ser estendido à reumatologia pediátrica, de forma sistematizada, já que a falta do conhecimento na área dificulta que uma abordagem ampla e adequada possa ser feita. Conclui-se que, a despeito da gravidade e do grande perfil de morbidade associado às doenças reumatológicas infantis, a indicação de cuidados paliativos para essas crianças deve ser feita e de maneira precoce, sendo que equipes específicas devem ser formadas. Esse estudo alerta a necessidade urgente de introdução de conceitos sobre cuidados paliativos em toda a equipe que trabalha com reumatologia infantil.
What are medical ethics, research ethics and clinical bioethics committees?'
O que são comissões de ética médica, de ética em pesquisa e de bioética clínica?
Rosana Alves; Eduardo Carlos Tavares; Paulo Tadeu Falanghe; Simone Brasil de Oliveira Iglesias
Resid Pediatr. 2021;11(3):1-6 - Ética Médica
- DOI: 10.25060/residpediatr-2021.v11n3-484
INTRODUÇÃO: Os profissionais de saúde, em sua prática diária, vez ou outra, encontram-se frente-a-frente com dilemas éticos e dúvidas acerca das funções dos comitês e comissões regidas pela ética e bioética. Torna-se imperioso o esclarecimento sobre as atribuições destas instâncias, com o propósito de contribuir com a prática assistencial e de investigação médica.
OBJETIVOS: Este documento tem como objetivo abordar de forma prática as características e particularidades das Comissões de Ética Médica, Comitês de Ética em Pesquisa e de Bioética Clínica, esclarecendo o funcionamento, as atribuições, os objetivos e as responsabilidades de cada com destes.
DISCUSSÃO: As Comissões de Ética Médica acompanham os problemas éticos da instituição hospitalar, a partir da verificação de fatos médicos ocorridos e promovendo atitudes preventivas. Os Comitês de Ética em Pesquisa asseguram dignidade, direito, segurança e bem-estar dos participantes de pesquisas científicas, e apoiam as necessidades dos pesquisadores, promovendo a discussão dos aspectos éticos e legais das pesquisas que envolvem seres humanos. As Comissões ou Comitês de Bioética Clínica discutem e deliberam sobre os diversos aspectos conflitivos que envolvem as atividades relacionadas à vida do homem.
CONCLUSÃO: A ética, considerada uma construção humana, é cuidada nos âmbitos destas comissões, garantindo adequada condução dos processos, com proteção e confiança entre os indivíduos envolvidos.