VOLUME 1 - NÚMERO 1 Jan/ Abr - 2011

Editorial
Introdução à Metodologia Científica
Artigo Original

3 - A importância da atenção primária em saúde na formação do pediatra

The importance of primary health care in training pediatricians

A importância da atenção primária em saúde na formação do pediatra

Kaliny C. T. Souza; Ana C. P. M. L. C. Martins; Glaucia M. Lima

Resid Pediatr. 2011;1(1):12-15

Resumo PDF Português
Objetivos: Identificar as instituições com programa de residência médica em pediatria no Rio de Janeiro e verificar se o treinamento em atenção primária em saúde(APS) nesses programas está de acordo com as necessidades da população e com as políticas públicas de saúde. Métodos: Estudo transversal. Os serviços de residência médica foram identificados através de informação das sociedades médicas. A inserção da APS foi descrita baseando-se no conteúdo dos programas de residência e em entrevistas com residentes de pediatria. Resultados: Há 30 instituições com serviços de residência pediátrica. Cinco de 18 instituições avaliadas ofereciam treinamento prático em APS aos residentes. Discussão: Embora as agências governamentais sejam responsáveis pela maioria dos custos dos serviços de residência medica, há um descompasso com as necessidades da população, das políticas públicas de saúde e o tipo de treinamento que tais instituições oferecem. Até o presente as mudanças na educação médica e a participação no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde não parecem ser prioridade na definição dos programas de residência medica. Os cuidados terciários continuam a ser predominantes nos programas de treinamento de pediatras.
Artigo de Revisão

4 - Inflamação nas vias aéreas em crianças e adolescentes com asma

Airway inflammation in childhood asthma

Inflamação nas vias aéreas em crianças e adolescentes com asma

Silvia de Sousa Campos Fernandes; Cássio da Cunha Ibiapina; Laura Maria de Lima Belisário Facury Lasmar; Cristina Gonçalves Alvim; Cláudia Ribeiro de Andrade; Isabela Furtado de Mendonça Picinin; Natalia Silva Champs

Resid Pediatr. 2011;1(1):16-9

Resumo PDF Português
Objetivo: Revisar a literatura sobre métodos que avaliem a inflamação nas vias aéreas em crianças com asma. Métodos: Pesquisa não sistemática realizada nas bases Medline e LILACS, nos últimos 20 anos, usando os descritores asthma, childhood, nitric oxide, inflammation, induced sputum, exhaled breath condensate e CT scan. Resultados: Os métodos compreendem os marcadores inflamatórios verificados no escarro induzido, como interleucinas, proteína catiônica eosinofílica, RANTES, o condensado do ar expirado, a fração exalada do óxido nítrico (FeNO) e a tomografia computadorizada de tórax. A tomografia permite avaliar o espessamento nas vias aéreas de grande e pequeno calibre, os marcadores inflamatórios do escarro induzido estão elevados na asma bem como aqueles do condensado do ar exalado. Níveis elevados do FeNO correlacionam-se com eosinófilos no escarro, hiperresponsividade brônquica e piora do controle da asma. Sua utilidade no manejo da asma tem sido extensamente investigada. Conclusões: A incorporação dos marcadores inflamatórios não invasivos na prática clínica talvez possa contribuir para um melhor controle da asma e, consequentemente, reduzir sua elevada e desnecessária morbidade.
Relato de Caso

5 - Síndrome PRES em dengue hemorrágico; relato de caso em adolescente

PRES Syndrome in hemororagic dengue; a case report in adolescent

Síndrome PRES em dengue hemorrágico; relato de caso em adolescente

Marlos Pacca; Marlos Martins

Resid Pediatr. 2011;1(1):20-22

Resumo PDF Português
Os autores apresentam o caso de adolescente de 11 anos com dengue hemorrágico que desenvolveu a síndrome PRES (Posterior Reversible Encephalopathy Syndrome). O paciente evoluiu com grave comprometimento neurológico (convulsões, amaurose) e hemodinâmico. A tomografia computadorizada de crânio evidenciou imagens hipodensas em região parieto-occipital posterior. Necessitou cuidados de terapia intensiva. A evolução final foi favorável com regressão total do quadro clínico.
Caso Clínico Interativo
Ética Médica
Fique Alerta!
TOP: Tópicos Obrigatórios em Pediatria