Artigos do Autor

8 resultado(s) para: Leonardo Rodrigues Campos

Tromboembolismo venoso pediátrico intra-hospitalar

Hospital-associated venous thromboembolism in pediatrics

Tromboembolismo venoso pediátrico intrahospitalario

Leonardo Rodrigues Campos

Resid Pediatr. 2018;8(1):55-56 - Comunicação Breve - DOI: 10.25060/residpediatr-2018.v8n1-10

Resumo PDF English PDF Português PDF Español
O tromboembolismo venoso (TEV) no contexto intra-hospitalar é considerado o segundo fator contribuinte para dano nos pacientes internados, só perdendo para as infecções relacionadas ao cateter. Na população pediátrica, diversos estudos mostram o aumento da incidência de TEV intra-hospitalar atribuído ao aumento da sobrevida dos pacientes críticos e ao uso de cateteres intravenosos. Estes, por sua vez, são considerados os principais fatores de risco para TEV nas crianças, enquanto que, na população adulta, o câncer recebe maior destaque.

Trombose em crianças - quem, quando e como investigar?

Thrombosis investigation in children - who, when and how?

Trombosis en niños - ¿quién, cuándo y cómo investigar?

Leonardo Rodrigues Campos; Flavio Roberto Sztajnbok

Resid Pediatr. 2014;4(1):10-13 - Artigo de Revisão

Resumo PDF Português PDF Español
Os eventos tromboembólicos são incomuns em crianças, mas vêm sendo reconhecidos com maior frequência e possuem alta morbimortalidade, tendo grande importância na prática clínica. Quando nos deparamos com um paciente com trombose, um dos principais questionamentos é se devemos ou não investigar a sua etiologia e quais exames solicitar. A trombose no paciente pediátrico é uma condição clínica multifatorial, envolvendo fatores de risco adquiridos, como a presença de cateteres venosos centrais, e condições relacionadas ao paciente. O tratamento agudo da trombose raramente é modificado pela identificação de uma trombofilia hereditária, à exceção de neonatos e crianças com suspeita de deficiência grave de proteína C, S ou antitrombina III. O objetivo desse artigo é discutir as indicações de investigação de trombofilias no paciente pediátrico.

Qual é o diagnóstico?

What is the diagnosis?

Qual é o diagnóstico?

Leonardo Rodrigues Campos; Bianca Carareto Alves Verardino; Flávio Roberto Sztajnbok

Resid Pediatr. 2013;3(3):88-89 - Qual é o Diagnóstico?

Resumo PDF Português

Prós e contras do uso da tecnologia

Pros and cons of using technology

Pros y contras del uso de la tecnología

Leonardo Rodrigues Campos; Lucas Rodrigues Campos; Nara Azevedo Rodrigues Campos

Resid Pediatr. 2014;4(3 Supl.1):S49-S52 - Artigo de Revisão

Resumo PDF Português PDF Español
Neste artigo os autores emitem seu ponto de vista sobre aspectos benéficos ou não do emprego da tecnologia baseada nas mídias digitais que hoje estão definitivamente incorporadas no dia a dia das crianças. Desde a criação da World Wide Web ("www"), há cerca de 25 anos, outras ferramentas passaram a ser usadas, como os smartphones, até chegar ao iPad, hoje utilizado até mesmo por lactentes. Tudo isso, sem esquecer a presença constante da televisão. O papel do pediatra na orientação às famílias é relevante. O artigo destaca os pros e contras desta tecnologia na busca do desenvolvimento adequado das crianças e jovens.

Transfusão de hemocomponentes em crianças: o quê, quando e como usar?

Blood transfusion in children: what, when and how prescribe it?

Transfusión de hemocomponentes en niños: ¿qué, cuándo y cómo usar?

Leonardo Rodrigues Campos; Aldo José Barbosa Cerqueira; Carlos José Barbosa Campos; José Guilherme Basílio Pereira de Souza; Rosanna Novello; Viviani de Lourdes Rosa Pessôa; Alda Cristina Ferreira Feitosa

Resid Pediatr. 2015;5(1):14-20 - Artigo de Revisão - DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2015.v5n1-03

Resumo PDF Português PDF Español
Atualmente, a prática transfusional vem se destacando como uma forma de terapia segura e efetiva, mas mesmo assim os efeitos adversos existem. É necessário, portanto, que os médicos conheçam os princípios da prática transfusional objetivando minimizar os riscos não imunológicos decorrentes da má indicação e uso dos hemocomponentes. Esse artigo tem como objetivo revisar a indicação dos hemocomponentes em crianças e discutir o uso de componentes modificados nos grupos de pacientes com considerações hemoterápicas específicas.

Desafio diagnóstico

Diagnostic challenge

Desafío diagnóstico

Aline Masiero Fernandes Marques; Júlia Maria Gomes Vitor; Tatiana Anes Villamayor; Vivian Santos Carvalho Oliveira; Leonardo Rodrigues Campos; Paula Carolina da Rocha Silva; Flavio Roberto Sztajnbok; Marta Cristine Felix Rodrigues; Adriana Rodrigues Fonseca; Rozana Gasparelo de Almeida; Christiane Diniz; Sheila Knupp Feitosa Oliveira

Resid Pediatr. 2016;6(2):72-73 - Desafio Diagnostico - DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2016.v6n2-06

Resumo PDF English PDF Português PDF Español