Artigos do Autor

5 resultado(s) para: Valéria Cardoso Alves Cunali

Síndrome de diferenciação na leucemia promielocítica aguda: relato de caso pediátrico no HC-UFTM

Differentiation syndrome in acute promyelocytic leukemia: report of a pediatric case in HC-UFTM

Síndrome de diferenciación en la leucemia promielocítica aguda: relato de caso pediátrico en el HC-UFTM

Vanessa de Paula Tiago; Valéria Cardoso Alves Cunali

Resid Pediatr. 2015;5(3):135-138 - Relato de Caso

Resumo PDF Português PDF Español
O uso do ácido all-trans-retinoico (ATRA) no tratamento de leucemia promielocítica aguda está associado, em 5% a 20% dos pacientes, a uma condição conhecida como síndrome de diferenciação. A apresentação clínica inclui sintomas respiratórios decorrente de lesão pulmonar associados a outros sintomas sistêmicos. Este caso chama a atenção para a necessidade do diagnóstico precoce, devendo o tratamento adequado ser imediatamente introduzido.

Síndrome alcoólica fetal - Relato de caso clínico

Fetal alcohol syndrome - Case report

Síndrome alcohólico fetal - Relato de caso clínico

Gean Roberto Faria Mendonça; Valéria Cardoso Alves Cunali; Denise Souza Oliveira Mendonça

Resid Pediatr. 2014;4(3):103-105 - Relato de Caso

Resumo PDF Português PDF Español
A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) caracteriza-se por deficiências do crescimento, disfunções do sistema nervoso central (SNC) e alterações dos traços faciais. O presente trabalho tem como objetivo descrever o caso de uma criança que permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba - MG, correlacionando com estudos da literatura científica, aspectos clínicos, diagnóstico e prevenção. A SFA é considerada um problema de saúde pública, sendo possível e previsível sua prevenção pela abstinência de bebidas alcoólicas imediatamente antes da concepção e no período do pré-natal.

Hemangioendotelioma Kaposiforme associado a Sindrome de Kassabach Merritt - Relato de Caso

Associated with Kaposiform Hemangioendothelioma Kassabach Merritt Syndrome - Case Report

Hemangioendotelioma Kaposiforme asociado a Síndrome de Kassabach Merritt - Relato de Caso

Pamella Demeciano Mamede; Kellen Cristina Kamimura Barbosa Silva; Valéria Cardoso Alves Cunali

Resid Pediatr. 2016;6(3):131-133 - Relato de Caso - DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2016.v6n3-06

Resumo PDF English PDF Português PDF Español
Os autores descrevem um caso de Hemangioendotelioma Kaposiforme em palato, associado a Síndrome de Kasabach Merritt em paciente pré escolar. Durante corticoterapia apresentou recidiva, sendo associado interferon alfa. Desde então, não teve novas internações com remissão quase completa do tumor.

Necrólise epidérmica tóxica induzida por sulfametoxazol-trimetoprina associado à lesão cerebral

Toxic epidermal necrolysis induced sulfametoxazol-trimetoprina associated with brain injury

Necrólisis epidérmica tóxica inducida por sulfametoxazol-trimetoprima asociado a la lesión cerebral

Juliana Mara Silva; Vanessa de Paula Tiago; Cristhiane Borges Juliano; Valéria Cardoso Alves Cunali; Renata Cristina Franzon Bonatti

Resid Pediatr. 2017;7(1):17-20 - Relato de Caso - DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2017.v7n1-03

Resumo PDF English PDF Português PDF Español
A necrólise epidérmica tóxica (NET) ou síndrome de Lyell trata-se de uma reação adversa grave e rara que atinge predominantemente pele e mucosas. É caracterizada por morte generalizada dos queratinócitos e destacamento da epiderme no nível da junção dermoepidérmica. Suas manifestações dermatológicas incluem erupção maculopapular semelhante a um exantema morbiliforme, que precede à formação de bolhas de conteúdo sero-hemático, erosões em mucosas e, posteriormente, o destacamento da epiderme, atingindo mais de 30% da superfície corporal total. Possui baixa incidência e alta mortalidade, configurando um quadro extremamente grave e que deve ser prontamente reconhecido. O presente artigo relata o caso de paciente com quadro clínico e anatomopatológico compatível com NET desencadeado pelo uso de sulfametoxazol-trimetoprina, apresentando, além de acometimento mucocutâneo característico, complicações neurológicas associadas, como ataxia, desorientação, crises convulsivas, afasia e distonia compatíveis com lesão de tronco cerebral.

Síndrome de Klippel-Trenaunay: Um relato de caso

Klippel-Trenaunay syndrome: A case report

Síndrome de Klippel-Trenaunay: Un relato de caso

Andrezza Rodrigues Afonso; Valeria Cardoso Alves Cunali; Valquiria Cardoso Alves Chagas; Pávila Virgínia de Oliveira Nabuco; Fabiana Jorge Bueno Galdino Barsam; Eliene Machado de Freitas Félix

Resid Pediatr. 2016;6(2):91-93 - Relato de Caso - DOI: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2016.v6n2-10

Resumo PDF English PDF Português PDF Español
A síndrome de Klippel-Trenaunay é uma doença rara, caracterizada pela presença da tríade: manchas vinho do porto, malformações venosas ou veias varicosas e hipertrofia óssea e/ou tecidual. Sua etiologia não é bem definida e se apresenta, na maioria das vezes, desde o nascimento. O tratamento em geral é conservador, sendo as intervenções limitadas ao tratamento das complicações. Apresentamos o relato de caso de um recém-nascido com manifestações da síndrome desde o nascimento.